A Agência Europeia do Ambiente (AEA) revelou no início de junho o relatório anual sobre as águas balneares na Europa, onde é dado a conhecer a qualidade das mesmas.
Se está a pensar ir a banhos fora de Portugal nestas férias, fique a saber que, de acordo com este relatório, os cinco países onde 95%, ou mais, das águas balneares foram classificadas como de excelente qualidade, são: Chipre, Áustria, Grécia, Malta e Croácia.
Virginijus Sinkevičius, comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas, declarou em comunicado: "A qualidade das águas balneares na Europa continua a ser elevada, o que é uma boa notícia para os europeus, que se deslocarão às praias e às zonas balneares este verão. Este é o resultado de mais de 40 anos de aplicação da Diretiva Águas Balneares, da cooperação e do trabalho árduo levado a cabo por profissionais empenhados. O Plano de Ação para a Poluição Zero, adotado em maio, ajudará a manter as águas seguras e saudáveis e os nossos mares e rios limpos".
Dois terços das zonas balneares situam-se ao longo das costas europeias. Os resultados dão uma boa indicação sobre os locais onde os banhistas podem encontrar as águas balneares de melhor qualidade. Em 2020, 296 ou 1,3 % das zonas balneares na Europa eram de qualidade medíocre.
No caso específico de Portugal, 89,2% das águas balneares apresentaram uma classificação de "excelente".
Neste mapa interativo, disponibilizado pela AEA, pode consultar o estados das águas balneares nos estados membros da UE.
Fonte: AEA
Comentários