A primeira sugestão é para os amantes da loiça: o Museu da Cerâmica. Localizado na Fábrica de Loiça de Sacavém, detém uma exposição sobre a história e a produção da Fábrica. O museu foi galardoado com o Prémio Micheletti de Melhor Museu Europeu do Ano, na categoria de Património Industrial, em 2002.
Instalado na antiga fábrica Perienes, em Setúbal, o Museu do Trabalho Michel Giacometti (na imagem acima), dedica-se, sobretudo, à exploração do tema da indústria conserveira. Apresenta, permanentemente, as exposições “A Indústria Conserveira (Da lota à lata)”, “Mundo Rural – coleção etnográfica Michel Giacometti e Génese do Museu" e "Mercearia Liberdade – Um património a salvaguardar".
A norte do Rio Tejo, em Cascais, situa-se o Museu do Mar Rei D. Carlos, sediado no espaço do antigo Sporting Club de Cascaes, criado por iniciativa de Rei D. Carlos I. Atualmente, através de uma linguagem dinâmica e expositiva, homenageia o mar e as memórias das gentes a ele ligadas, recorrendo às novas tecnologias que criam uma experiência mais envolvente.
A quarta sugestão é o Museu do Neo-Realismo, que tem como missão dar a conhecer o trabalho dos artistas e escritores neorrealistas e preservar a memória do movimento neorrealista, um dos mais importantes da história e da arte portuguesa do século XX, ao mesmo tempo que enaltece as novas gerações de artistas do século XXI. Arte e literatura, em Vila Franca de Xira.
Comentários