Imagem: Facebook Perlim

Funcionando em 23 dias distribuídos pelo período de 01 a 30 de dezembro, sempre entre as 13:30 e as 19:00, esse espaço lúdico do distrito de Aveiro é dinamizado pela empresa municipal Feira Viva e vai disponibilizar diariamente um total de 17 cenários temáticos, sete espetáculos em palco e três performances itinerantes.

Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da iniciativa que envolve uma equipa de 250 pessoas, adiantou à Lusa que, após uma interrupção em 2020 devido à pandemia de covid-19, a 13.ª edição anual de Perlim está a gerar “uma expectativa acima do normal tanto nos participantes como nos visitantes”.

Isso fica demonstrado no número de ingressos já reservados e comprados ainda antes da abertura do parque: “São mais de 30.000, entre visitantes portugueses e espanhóis. Só para o fim de semana de 04 e 05 de dezembro, por exemplo, já temos mais de 4.000 pessoas”.

A lotação diária do recinto e os requisitos de entrada ainda não foram completamente definidos, uma vez que a organização está “a aguardar as recomendações finais do Governo” em termos de segurança epidemiológica, mas, independentemente de os certificados de vacinação e os testes negativos à covid-19 virem ou não a ser obrigatórios, “o uso de máscara será sempre recomendado”, os espaços de restauração estarão mais dispersos pelo parque e no exterior da Quinta do Castelo haverá até “um espaço próprio” para venda e realização de exames de diagnóstico rápido.

Quanto ao imaginário natalício que vai decorar os jardins, lago, grutas e castelo da Feira, o protagonismo caberá em 2021 à personagem Plim, anunciada como “a guardiã das estrelas, por ser ela quem as empresta para decorar todas as árvores de Natal do mundo”.

Duendes, reis e princesas serão outras das figuras a circular pelo parque, onde haverá zonas específicas para a prática de ‘slide’ e arvorismo, um carrossel, um comboio, rampas de neve simulada, uma mini-discoteca e também espaços pedagógicos dedicados à água e à natureza, sob gestão das Termas de São Jorge e do Zoo de Lourosa.

A abertura oficial é antecipada na terça-feira à noite, com a encenação gratuita da chegada do Pai Natal ao castelo da Feira, pelas 21:00. No mesmo local, a partir de quarta-feira e em cada dia de funcionamento desse parque temático, haverá sempre um espetáculo piromusical de encerramento da jornada, disponível apenas para portadores de bilhete.

Em paralelo às atividades na Quinta do Castelo, a Feira Viva alargou a dinâmica de Perlim a outras zonas da cidade, distribuindo pelos estabelecimentos comerciais aderentes 150 marcos de correio em que as crianças podem depositar uma carta ao Pai Natal, em formulário próprio dirigido à Lapónia. “Terão certamente uma resposta oficial do Pai Natal”, garantiu Paulo Sérgio Pais.