A equipa da seguradora automóvel Dayinsure combinou vários conjuntos de dados, incluindo fatalidades nas estradas por cada 100.000 pessoas, a qualidade das estradas, veículos por cada 1.000 pessoas, velocidade máxima, extensão da estrada e custo da gasolina para determinar os melhores países europeus para conduzir.
A Islândia classificou-se como o pior país para conduzir na Europa, por possuir mais veículos por 1.000 pessoas, indicando estradas movimentadas e o segundo maior custo da gasolina. Em termos de segurança e qualidade da estrada, ficou a meio da tabela.
Por outro lado, a Alemanha ocupa o primeiro lugar como o melhor país europeu para se fazer à estrada. A sua Autobahn permitiu que atingisse a categoria de velocidade máxima mais alta, mas também classificou-se entre os 10 primeiros em termos de segurança e qualidade nas estradas e entre os 5 melhores quanto à extensão das mesmas.
Portugal ficou no 28º lugar, fazendo assim parte da lista dos 10 piores países para conduzir na Europa, ocupando o último lugar da lista. Entre os piores constam também (além da Islândia), Malta, Albânia, Noruega, Letónia, Estónia, Moldávia. Grécia e Luxemburgo.
No entanto, e de acordo com a análise da Dayinsure, Portugal figura no Top 5 dos países com a melhor qualidade de estradas, juntamente com Suíça, Holanda, França e Áustria.
A lista dos 10 melhores países europeus para conduzir:
1. Alemanha
2. Itália
3. Hungria
4. Suécia
5. França
6. Holanda
7. Áustria
8. Lituânia
9. Suíça
10. Ucrânia
Na análise, também são apresentados os países mais e menos seguros para conduzir. Os mais seguros são: Suíça, Noruega, Suécia, Reino Unido e Holanda. Por outro lado, os países menos seguros são: Rússia, Bósnia, Ucrânia, Albânia e Montenegro.
Se ficou com vontade de organizar uma road trip, veja na galeria de fotos algumas sugestões de percursos pela Europa.
Consulte a lista e análise completa no site da seguradora.
Comentários