Todd Gray e a sua equipa (The Todd Squad) sabiam que o seu mural, que se encontra no local do ataque do 11 de setembro, tocou emocionalmente todas as pessoas, enquanto o criava. O que acontecerá novamente, já que o mundo marca vinte anos desde o trágico evento. Os retoques irão reparar o desgaste ao longo dos últimos anos.
"Criar um mural neste espaço sagrado foi o ponto alto da minha vida artística e mudou-me para sempre", disse Todd Gray. “Obras de arte podem animar, mas com este mural vimos que a arte pública pode trazer esperança e cura a um lugar muito triste. Milhares de pessoas viram-nos a pintar todos os dias durante um mês e muitos nos disseram que o nosso trabalho os fazia sorrir. Alguns até saltaram de alegria".
O Flabbergast com os seus 30 metros de largura é a única obra de arte do World Trade Center que não foi criada por um artista de rua. Antes de começar o mural, a convite da Silverstein Properties e da Port Authority de Nova Iorque e New Jersey, Todd Gray era conhecido principalmente pelas suas coloridas torres de arte pop independentes e esculturas de parede.
O mural incorpora linhas clean, elementos de design de vanguarda, cores opacas vibrantes e imagens divertidas que marcam o seu trabalho anterior. Pintado numa enorme fachada de metal, é essencialmente uma escultura tridimensional "achatada" para um design bidimensional, dando-lhe um poder notável.
O mural de Gray encontra-se acessível aos visitantes do Oculus de Manhattan e do 9/11 Memorial Plaza. Os amantes da arte contemporânea também podem comprar uma impressão do mural Flabbergast na sua Pop Shop ou visitando o site do Todd Gray Studios.
Comentários