Os cinco municípios da área da Associação de Desenvolvimento Raia Histórica vão lançar uma aplicação para telemóvel para promoção do território em torno da rota dos Castelos do Côa, no distrito da Guarda.

O projeto pretende promover o património dos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso, tendo como ponto de partida a rota dos Castelos do Côa.

O presidente da Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira – Raia Histórica e também presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, adiantou à agência Lusa que os municípios decidiram criar mais um instrumento de promoção deste território.

O autarca explicou que é uma aplicação muito intuitiva, que vai ajudar muito quem visita este território, e também é uma forma de promover todos os pontos de interesse turístico dos cinco concelhos.

“É mais uma forma de cativar turistas, mas também de simplificar as visitas. Quem vier a este território tem de vir com muito tempo. É isto que a aplicação também vai transmitir a quem a utilizar”, realçou o dirigente da Raia Histórica, com sede em Trancoso.

Carlos Condesso evidenciou que este é um território com enorme potencial turístico, que tem os luxos do século XXI que são o turismo da natureza, turismo do sossego e do turismo do património.

A apresentação do projeto está prevista para a Bolsa de Turismo de Lisboa em 2024, mas antes irá ser testada pelos operadores turísticos da região.

Carlos Condesso assegurou que a aplicação não irá estar disponível sem que os agentes a testem, para que possam dar também os seus contributos.

“São eles que lidam diariamente com os turistas e têm experiência. Eles é que investiram nesta área do turismo”.

Carlos Condesso realçou a mais-valia dos municípios trabalharem cada vez mais em rede, defendendo que uns projetos complementam os outros.

O coordenador da Raia Histórica, Alexandre Ferraz, explicou à Lusa que a aplicação vai permitir às pessoas acompanhar o roteiro dos cinco concelhos no telemóvel.

A aplicação terá duas dimensões, a rota dos Castelos e a rota de cada concelho.

“Serão fornecidas informações sobre cada ponto turístico existente nesta rota. O tema central são os 11 castelos, mas à volta deles haverá propostas para um ‘tour’ turístico em cada concelho”, precisou.

Associado à rota de cada concelho haverá informações sobre a restauração e o alojamento.

A aplicação apresenta também uma pequena animação em realidade virtual que faz uma resenha histórica de cada ponto de interesse.

Dispõe ainda de um conjunto de perguntas e respostas que permite conhecer algumas curiosidades da região, como receitas e figuras emblemáticas.

O projeto é financiado pelo Centro 2020 e foi desenvolvido pela Altice.