Uma mulher de Nova Iorque foi condenada a quatro meses de prisão por provocar desordem dentro do voo, de acordo com um comunicado do Departamento de Justiça dos EUA. O avião teve de ser desviado para Phoenix, Arizona, devido ao incidente, ocorrido a bordo de um voo de Dallas para Los Angeles.

Segundo promotores federais, Kelly Pichardo e outra passageira viajavam na primeira classe, quando um passageiro lhes pediu para pararem de falar em voz alta, já que conversa tinha um forte teor racial e isso o incomodava. Segundo autoridades, as mulheres agrediram o passageiro. Kelly Pichardo também teria cuspido no passageiro quando este tentou gravar a discussão. A tripulação tentou intervir e um comissário de bordo acabou por ser agredido.

Ambas as mulheres tiveram de ser retiradas do avião depois da aterragem no Aeroporto Internacional de Phoenix Sky Harbor. O caso foi investigado pelo FBI e pela polícia de Phoenix, e as duas mulheres foram indiciadas por conduta desordeira, por agredir verbal e fisicamente outros passageiros e membros da tripulação.

Kelly Pichardo foi condenada a quatro meses de prisão, três anos de liberdade condicional e vai ter de pagar mais de 9 mil euros de restituição à American Airlines. A outra passageira envolvida no incidente será julgada em novembro.