Aconteceu neste dia 1 de janeiro num acampamento Sami (povo indígena da Noruega), nos arredores da aldeia de Breivikeidet, perto da cidade de Tromso, conhecida por ser um dos sítios procurados nesta época do ano para quem quer tentar ver as auroras boreais.
Observar o fenómeno das luzes do norte que acontece com o impacto das partículas de vento solar ao entrarem na atmosfera da Terra nos céus das regiões próximas do Círculo Polar Ártico é algo que só acontece com uma conjugação de fatores. Neste dia 1 de janeiro de 2024 aconteceu e ficou registado na galeria de fotos que podem ver abaixo.
As auroras boreais são visíveis em latitudes polares, habitualmente entre os paralelos de latitude 66N e 69N acima Círculo Polar Ártico. Podem encontrar-se luzes do norte em países como a Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia, Gronelândia, Canadá e EUA (no Alasca).
Se as auroras tiverem intensidade suficiente, podem ser visíveis abaixo dessa latitude, em locais como as Ilhas Faroé, Dinamarca ou Escócia. Mas não é muito habitual que isso aconteça.
Quanto mais escuro for o sítio, maiores serão as probabilidades de se conseguir ver auroras boreais, sobretudo longe de povoações ou de luzes artificiais. Florestas, praias, rios ou lagos sem iluminação são geralmente ideais para as ver.
Comentários