Segundo o município presidido por Esmeraldo Carvalhinho, o Festival de Outono vai decorrer entre os dias 08 e 10 de novembro, na Praça Municipal da vila de Manteigas, localizada na Serra da Estrela.

O evento é organizado pela autarquia "tendo em vista a promoção e divulgação da gastronomia local e de todas as potencialidades naturais, numa estação do ano - outono - onde as cores douradas dão outro colorido às encostas e vales".

O programa do certame inclui um desfile de moda, animação, atividades desportivas e concursos gastronómicos, entre outras iniciativas.

"O desfile de moda 'Manteigas Dourada', centrado nas cores do outono, promete ser arrojado e inovador, logo na primeira noite do certame, dia 08 de novembro", refere a autarquia de Manteigas em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, "nessa mesma noite, o espetáculo do Rouxinol Faduncho garante animação e muita gargalhada".

No dia seguinte, sábado, 09 de novembro, realiza-se o 'Trail Trilhos do Burel', que irá percorrer veredas e caminhos do concelho de Manteigas, e uma caminhada de 13 quilómetros.

Na tarde do mesmo dia decorrerá uma "Prova das Sopas de Outono", enquanto a noite será animada por um concerto do Grupo Coral de Manteigas e pela "Festa das Cores" (com Dj Trindade & Luís Serra - Sax Live Act).

O programa do último dia do certame, domingo, 10 de novembro, inclui uma saída de campo para "conhecer e reconhecer cogumelos silvestres e plantas aromáticas e medicinais".

Para aquele dia está também agendado um 'showcooking' pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas (15:30), um concurso "Doce e Salgado de Outono", um magusto e uma prova de jeropiga (16:00).

A animação do recinto do festival, com entrada livre, será uma constante durante os três dias, com a presença do Grupo de Concertinas de Mangualde, da Tukariouppa BBU Fanfare e do Grupo Manuk.

De acordo com a autarquia de Manteigas, uma das novidades da edição deste ano do Festival de Outono "é a implementação do 'Cantinho do Chefe', onde os mais novos vão ter oportunidade de assistir a um espetáculo de magia temática de comida, 'ateliers' de 'showcooking', experiências na cozinha e caça ao tesouro".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.