O estudo da Feel Good Contacts revelou quais as cidades mais brilhantes do mundo, ao analisar o número médio de horas do dia com luz, os níveis de poluição luminosa e os níveis de brilho artificial em 50 capitais, para obter as 10 mais luminosas do mundo.

Conheça as 10 cidades mais luminosas do Mundo:

Riade, na Arábia Saudita, foi considerada a cidade com mais luz do mundo, localizada no meio do deserto de An Nafud - um plano de areia aberto que cobre 103.600 km².

Em segundo lugar ficou Moscovo, na Rússia, famosa pelas suas luzes de Natal. Embora Moscovo tenha apenas cinco horas de luz do dia em média, a cidade é iluminada por uma grande quantidade de luz artificial.

Washington D.C está em terceiro lugar, com uma média de quase sete horas de luz solar por dia, a cidade é naturalmente luminosa. Os 75.000 postes de luz em torno de D.C. mantém a cidade iluminada.

No ranking, Lisboa surge em 9º lugar com uma média de luz solar por dia de 7.69, com uma luminosidade de 9.22 e luz artificial, em média, de 9 μcd/m². No total, a capital obteve uma pontuação geral de 4.37/10.

As cidades mais escuras

Cidades mais escuras
créditos: Feel Good Contacts

A cidade mais escura do mundo é Bogotá, na Colômbia, com pouco mais de 3,5 horas de luz solar por dia, ao mesmo tempo que apresenta um dos níveis mais baixos de brilho artificial, pouco menos de 3.000μcd/m².

Todas as cinco cidades mais brilhantes, exceto Buenos Aires, estão localizadas no hemisfério norte, que recebe mais horas de luz solar direta por dia.

Os dados também mostram que nos países com as cidades mais escuras, as taxas de perda de visão são geralmente baixas. Em 2020, cerca de 4% das populações da Islândia e de Luxemburgo sofreram perda de visão.

Para consultar o ranking completo, visite a página da Feel Good Contacts. 

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.