Kranavatn, que significa em islandês água da torneira, está a ser  promovida como um produto livre, abundante e de alta qualidade.

Ao promover a sua água da torneira, a Inspired by Iceland - a marca oficial do turismo islandês - espera ser uma força positiva na luta global para reduzir o desperdício de plástico e contribuir para a discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU. "Uma mudança no comportamento dos turistas ao usarem menos plástico nas suas viagens teria um impacto ambiental significativo", afirma a marca de turismo.

Esta campanha surge no seguimento de um estudo internacional que foi realizado a 16.000 viajantes em 11 mercados em toda a Europa e América do Norte, que revela agora que quase dois em três (65%) admitiram consumir mais garrafas de plástico de água quando estão no estrangeiro do que em casa, alegando “medo” de que a água da torneira não seja segura (70%) e por ser mais conveniente (19%), como os principais fatores determinantes. Apenas um em quatro (26%) traz uma garrafa reciclável.

O objetivo é aumentar a consciencialização sobre a água da torneira islandesa como uma das águas de torneira mais limpas e saborosas do mundo (água glacial filtrada). Ao contrário de outros países, 98% da água de torneira da Islândia é quimicamente não tratada e as medições mostram que substâncias indesejadas na água estão muito abaixo dos limites, de acordo com a Agência Ambiental da Islândia.

A Kranavatn será, portanto, posicionada como uma nova bebida de luxo em restaurantes, bares e hotéis islandeses selecionados. Os visitantes que chegarem à Islândia em meados de junho podem esperar ver um bar com a marca Kranavatn no aeroporto, onde podem desfrutar de água islandesa diretamente da torneira.

A Inspired by Iceland, em parceria com a Agência Ambiental da Islândia, convida ainda os visitantes a inscreverem-se online no Kranavatn Challenge, em www.inspiredbyiceland.com.

Os utilizadores irão desbloquear um voucher que reflete o dinheiro que eles gastariam em garrafas de água de plástico, e que pode ser usado em qualquer loja de retalho do país.