O fenómeno dos influenciadores de viagens e turismo ganhou um novo impulso com a explosão das redes sociais e é já uma das variáveis com impacto na escolha dos destinos turísticos por parte dos portugueses, de acordo com um estudo produzido pela Marktest.
Segundo a edição de 2024 do estudo “Turismo e Redes Sociais”, entre os inquiridos que conhecem alguma cadeia de hotéis, plataforma online de turismo, agência de viagens ou influenciador de viagens, 75% entende que essas páginas têm algum tipo de influência nos destinos que acabam por escolher para as suas férias, apresentando uma média de influência de 6,6 numa escala de 0 a 10.
A importância dos influenciadores de viagens fica também patente no facto de, entre os entrevistados que conhecem influenciadores de viagens e turismo, 70% assumir seguir pelo menos um desses nomes nas redes sociais. Um valor que se revela ainda superior (74%), quando falamos dos segmentos mais jovens da população.
No estudo da Marktest, o ator e influenciador João Cajuda é o que apresenta o maior grau de notoriedade entre a lista de 20 nomes de influenciadores de viagens apresentada aos inquiridos, com 35,1%.
Entre os restantes nomes conhecidos, e com índices de notoriedade entre os 16% e os 11%, destacam-se ainda Anabela e Alexandre Narciso (do projeto Vagamundos e parceiros do SAPO Viagens), Raquel e Miguel (Explorerssaurus), Carla Mota e Rui Pinto (do blog Viajar Entre Viagens e também parceiros do SAPO Viagens) e Filipe Morato Gomes (Alma de Viajante).
O estudo da Marktest concluiu também que o Instagram e o Facebook são, com larga margem, as redes sociais que os portugueses assumem ter mais influência nas escolhas dos seus destinos de férias e turismo.
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