As autoridades indianas que preparam o encontro do G20 na próxima semana contrataram equipas de "homens macaco" e exibiram figuras de primatas para impedir que os verdadeiros macacos comam os adornos florais instalados para o evento.

A autarquia de Nova Deli contratou mais de 20 "homens macaco" que imitam os uivos e gritos dos agressivos macacos langur, inimigos naturais dos pequenos primatas rhesus que causam estragos nos espaços verdes da cidade.

"Não podemos tirar os macacos do seu habitat natural, por isso enviamos uma equipa de 30-40 homens treinados para espantar os macacos", disse nesta quarta-feira (30) à AFP Satish Upadhyay, vice-presidente da autarquia de Nova Deli.

O autarca acrescentou que estes homens foram enviados aos hotéis onde estão os delegados e também para os locais onde os macacos foram recentemente avistados.

Embora sejam venerados neste país de maioria hindu, os macacos são uma inconveniência urbana: destroem jardins, telhados comerciais e residenciais e, às vezes, atacam pessoas para obter comida.

A polícia indiana prepara o encerramento quase total do centro de Nova Deli para o encontro de 9 e 10 de setembro, com bloqueios de estradas e um feriado declarado para esses dias.