Foto: DAC@Carsten Kring

A 12 de junho de 2019, o Centro de Arquitetura Dinamarquesa (DAC), em Copenhaga, inaugura a sua próxima exposição, “FORMGIVING”, sobre o trabalho do BIG - Bjarke Ingels Group.

Será a maior exposição do DAC até ao momento, bem como a maior exposição da arquitetura e filosofia do BIG. Através de uma linha do tempo histórica, os visitantes irão experimentar um mundo idealizado e moldado por seres humanos - desde o nascimento do Big Bang até à vida como a conhecemos hoje e as possibilidades do futuro. Finalmente, um universo de LEGO convida os curiosos de todas as idades a explorar o mundo misterioso da criação e construir o futuro com o qual sonham.

A BIG (empresa de arquitetura) tornou-se internacionalmente conhecida por expandir os limites do que a arquitetura é e pode fazer. Os seus arquitetos criam museus em forma de arco, prédios de apartamentos em forma de espiral, pistas de esqui em cima de usinas de incineração e o meio de transporte mais rápido do mundo.

A exposição desdobra-se em três capítulos: do Big Bang ao presente e ao futuro. O primeiro elemento de exibição que os visitantes encontram é uma cronologia espacial gigante, começando com o Big Bang, o nascimento do universo. Esta linha do tempo ilustra como a criatividade tem desempenhado um papel fundamental na evolução do nosso planeta e como continua a fazê-lo. Ao longo da visita, os visitantes podem entrar na Galeria de Ouro, onde pessoas criativas de todas as idades podem projetar o mundo onde sonham um dia viver. Cercada por 25 grandes edifícios em LEGO, uma enorme piscina de tijolos LEGO incentiva todos a libertarem a sua imaginação.

Exposição leva os visitantes numa viagem desde o Big Bang até Marte, onde não faltam edifícios em Lego
créditos: Kim Christensen

Os visitantes podem então conhecer o presente - uma cidade em miniatura com novas obras arquitetónicas emocionantes na forma de edifícios pioneiros e planos da cidade, incluindo a estreia mundial de vários projetos novos. Finalmente, os visitantes são convidados a viajar para o futuro para ver mais de perto a tecnologia de construção, como robôs, Inteligência Artificial, impressão 3D e muito mais, que têm o potencial de permitir que os humanos um dia vivam em Marte.

A exposição irá estar patente no Centro de Arquitetura Dinamarquesa, Copenhaga, até 5 de janeiro de 2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.