Um gato de rua tornou-se na principal atração de uma cidade no norte da Polónia, com quase duas mil classificações no Google Maps a atribuírem-lhe uma média perfeita de 5 estrelas. Pelo caminho, destronou um palácio renascentista, um museu nacional e um parque natural como os principais motivos de interesse de Estetino, na fronteira com a Alemanha.
O gato rechonchudo, de nome Gacek (termo polaco para morcego com orelhas grandes), é visto diariamente há sete anos praticamente no mesmo local, nas imediações de uma loja de pronto-a-vestir na baixa de Estetino.
Apesar de algumas tentativas de adoção pelos moradores da rua, é no exterior que o gato malhado parece gostar de viver. Nas dezenas de fotografias suas já deixadas no Google Maps, é visto muitas vezes a dormitar em cima de carros estacionados ou na casota instalada junto à loja onde lhe dão de comer.
A história da popularidade de Gacek remonta a 2020, quando uma reportagem o deu a conhecer aos polacos. Desde então, a sua página no Google Maps tem acumulado testemunhos bem-humorados de quem o viu ao vivo ou simplesmente quer fazer parte do fenómeno virtual. "Imperdível", "o melhor gato da zona" e "a minha razão para agora visitar a Polónia" são algumas das críticas mais recentes partilhadas pelos utilizadores da aplicação de mapas.
No instagram, uma conta criada por uma admiradora já é seguida por 23 mil utilizadores e esta semana, Gacek ganhou fama mundial com um artigo no Washington Post.
Nem todos estão convencidos de que a atenção mediática é benéfica para o animal. Uma crítica publicada esta semana, por uma utilizadora que refere ter viajado de Berlim especificamente para o ver, descreve o gato como "tenso" devido à quantidade de pessoas à sua procura e "obeso". As preocupações com o peso do pequeno felino não são recentes, todavia. Em 2020, já existia uma folha afixada junto à casota de Gasek a pedir a quem passa para não o alimentar.
Segundo o Washington Post, Gacek não é o primeiro animal polaco a tornar-se uma atração turística no Google Maps. Em 2021, aconteceu o mesmo a um golden retriever, que não precisava de deixar a sua varanda para encantar os habitantes e turistas de Gdańsk.
Comentários