E, precisamente, na categoria de ‘Most Intrepid Traveller 2022’, a decorrer para votação, está indicado um dos Grandes Viajantes portugueses: Luís Filipe Gaspar. Sobre portugueses de topo, espreitem também as 1182 regiões do Mundo que João Paulo Peixoto já explorou e que lhe confere um dos primeiros lugares no ranking da nossa galáxia. O Mundo tem 1301 regiões, oficialmente.

Mas, pode verificar aqui mais informação caso queira perceber o que explorar, quem explora e como o fazer. E nem precisa estar inscrito na NomadMania para se candidatar a prémios.

Todavia, a NomadMania tem algo que me fascina: auxilia pessoas de países menos favorecidos a viajar mais. E estão a apoiar a Ucrânia de uma forma ‘especial’ e que, porém, gerou controvérsia.

Ora, a NomadMania lançou medidas de sanção a quem viajar até à Rússia e Bielorrúsia, atualmente. Não sendo residente nesses espaços do continente europeu.

O seu perfil pode ser eliminado do NomadMania (mesmo que até esteja nomeado para os prémios que referi acima!) se pisar território russo ou do Belarus. Isto aconteceu precisamente ao viajante português Gaspar, que está numa das excelentes posições do ranking.

Fica já o alerta desta notícia e de outra: de 01 a 10 de Setembro estará a acontecer um referendo mundial por não haver consenso face a penalizações já sofridas. Segundo Luís Filipe Gaspar, membro do MTP e da NomadMania (entretanto suspenso) esta decisão é absurda. Perante este tipo de situação, vários viajantes estão revoltados o que motivou esse referendo. Entre eles, muitos portugueses. Não fossemos nós donos da diáspora no Globo.

De notar que o MTP é neutral, aliás encoraja que todos os países e regiões do Mundo sejam visitadas inclusive a Rússia. A democracia de viajar que tanto apregoa a NomadMania está a ser ameaçada, agora, pelo referendo e pelas sanções que quase estão a gerar uma espécie de motim. Desta forma, tal como o site refere “fica nas nossas mãos” (dos Grandes Viajantes”) a decisão de se ser penalizado ou não se se visitar ou revisitar a Rússia. Ou Bielorrússia.

Ser nómada já tem mais do que se lhe diga, cuidado com o chão onde literalmente pisa!

Boas viagens, bons rankings.