A empresa de segurança McAfee realizou o estudo intitulado Digital Detox: Unwind, Relax and Unplug com o objetivo de saber qual o comportamento dos viajantes relativamente ao uso do telemóvel e acesso a redes wi-fi quando se encontram de férias. Cinquenta e oito por cento dos inquiridos sabe como verificar se uma rede wi-fi é segura, enquanto que menos de metade perde efetivamente tempo a verificar a segurança da rede.

Supostamente as férias também servem para nos desligarmos das nossas rotinas, e isso inclui dar algum descanso ao computador, tablets e telemóveis. No entanto, e de acordo com o estudo, este é um hábito difícil de deixar mesmo em férias, já que 57% dos inquiridos revelou que pretende usar as tecnologias e nao desligar-se destes equipamentos.

Apenas 43% dos viajantes que foram de férias o ano passado tinham intenção de deixar os equipamentos de lado, e 52% confessaram que gastavam pelo menos uma hora por dia em frente aos ecrãs.

E ainda de acordo com o estudo, não se pode dizer que "com o avançar da idade piora", pois 52% dos participantes com idades na casa dos 20 revelaram ficar ansiosos quando não se podiam ligar à internet, comparativamente com os 37% na casa dos 40.

A McAfee revela também que a ligação a redes wi-fi públicas pode criar problemas de segurança, pois é mais fácil um telefone ser pirateado.

Por isso, deixa estas dicas para que o viajante navegue em segurança durante as férias:

1. Certifique-se de que está a ligar-se a uma rede segura e evite as redes públicas. Se necessitar de se ligar a uma rede pública, pode sempre fazê-lo através da VPN (Virtual Private Network). Quando é estabelecida uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas.

2. Atualize o software e aplicações do telefone antes de ir de férias. As versões antigas podem deixar o seu telefone mais vulnerável em termos de segurança.

3. Instale programas de segurança, para evitar vírus no seu telefone.

4. Instale uma aplicação de localização, que não só permite saber onde está o seu telefone, como pode bloqueá-lo à distância. E, caso necessário, apagar os dados se não conseguir recuperá-lo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.