1. Quando planear a sua viagem, descubra mais sobre o destino. Além da informação normal de meteorologia, moeda, locais para compras ou praias, museus ou restaurantes, inclua uma pesquisa sobre a proteção de dados. Conheça a legislação do país.

2. Atualize todas apps e sistema operativos dos seus equipamentos, faça backups e instale softwares anti-roubo antes de viajar, para garantir que não terá de o fazer no seu destino. Muitas das atualizações corrigem pequenas falhas de segurança via apps instaladas ou mesmo do próprio equipamento ou sistema operativo. E limpe históricos e cookies, inclusive de passwords, instale todas as apps que pode necessitar no seu destino, de mapas, de pontos de interesse e outros.

3. Pode avisar a entidade bancária que irá aconselhá-lo sobre práticas ocorridas no destino, assim como os cuidados e procedimentos que deve ter em conta para sua segurança e acesso às suas contas, bem como ficar atento a qualquer irregularidade. Reserve um tempo para configurar uma conta para todos os seus equipamentos com o seu próprio nome de utilizador e password.

4. Evite reservar as suas viagens ou estadias, ou outros, em sites não seguros ou de origem duvidosa.

5. Não divulgue os seus planos de viagem, nem partilhe a sua localização.

6. Se em algum momento se separar dos seus dispositivos, como deixa-los no quarto de hotel, retire sempre o cartão SIM e a bateria, para evitar que alguém aceda aos mesmos e a dados pessoais.

7. Em caso de roubo ou apreensão por autoridades, informe a sua empresa, caso contenha acessos a informações profissionais, e a sua família e amigos.

8. Mantenha o Wi-fi do seu equipamento desligado sempre que não use e ligue-se apenas a redes seguras e fiáveis. Os atacantes sabem usar ligações wi-fi abertas para aceder a outros dispositivos na rede.

9. Não comunique informações confidenciais por contacto telefónico ou por transmissão de voz (serviços VoIP, Skype, FaceTime).

10. No regresso de viagem, volte a alterar todas as suas passwords, limpe histórico e ficheiros temporários

Fonte: Exclusive Networks

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.