
Todos os anos, a primeira subida ao pico do Himalaia é reservada a um grupo de alpinistas pertencentes a uma das empresas que organizam as expedições, responsável por equipar as rotas com cordas e equipamentos.
"A rota está aberta. A equipa chegou ao cume esta noite", disse à AFP o líder da equipe, Pemba Sherpa, da 8K Expeditions.
O Nepal emitiu 456 autorizações de escalada para esta temporada de primavera (abril a junho).
"A notícia foi recebida com grande entusiasmo", disse o alpinista Purnima Shrestha à AFP do acampamento base do Everest.
"A rota foi aberta um pouco mais cedo do que o planeado. Esperamos que isso permita um melhor agendamento (das tentativas) e alivie um pouco o trânsito", continuou.
A maioria dos alpinistas que partem para as encostas do Everest é acompanhada por guias nepaleses, o que aumenta o número de alpinistas que aparecem na rota principal até ao cume para quase 900 em apenas algumas semanas.
Entre estes, o nepalês Kami Rita Sherpa espera chegar ao cume pela 31ª vez nesta temporada.
No ano passado, mais de 800 alpinistas completaram a subida, 74 deles do lado tibetano, um número crescente que atraiu críticas de puristas pela superlotação e pela mercantilização da escalada.
Comentários