A autoria portuguesa é de @itiswhatitis.pt e tem garantido viagens temáticas em diferentes pontos do país. Mas o principal foco é Lisboa e arredores. É tudo bem organizado, desde uma entrada segura, dress code obrigatório, espetáculos profissionais que ocorrem durante o evento com horas bem pensadas, envolvência com o público dançante, música eletrónica “de ponta” e muita animação. E são viagens que têm começado a movimentar jovens portugueses em diferentes regiões do Norte, Centro e Sul do país. Com destaque para Lisboa, Braga, Porto e Algarve.

A data de outubro de 2022 será celebrada, como expectável, no dia 31. Mas o facto de ser esperada a data marcante do Halloween não significa que não haja surpresas.

Ainda restam dúvidas, por vezes, sobre a natureza dos eventos ‘burning man’ pelo que passo a clarificar: cada evento português tem uma temática (por exemplo baseada numa cidade exótica ou numa ideologia amistosa e pacífica) e que demanda uma indumentária de acordo. E também tem um local diferente, sobretudo no distrito de Lisboa. A música e a decoração acompanham os temas mensais. É isto que os diferencia do festival adorado americano: a mudança temática. Todavia, é similar enquanto movimento de liberdade, de nova cultura (ou contra-cultura). Como eu costumo dizer: são formas sedutoras de liberdade, não de libertinagem. Acrescento: um clique de emoções em uníssono que revela como o ‘homem novo’ (nova geração) está em força, queimando tudo o que lhe é anterior e impede o caminho da criatividade e do progresso social.

Se ainda tem dúvidas, vá a este Halloween. No ano passado, a noite das bruxas decorreu no Pátio da Galé, entre as colunas e sob as abóbodas típicas daquele edifício da Praça do Comércio. DJ no centro e uma viagem das bruxas em todo o espaço. No próximo Halloween, prepare-se para respeitar horários, porque torna-se quase impossível entrar com a enchente de pessoas. Mais, este ano esteja atento à meteorologia e aconselho fortemente a utilizar uber ou bolt (por vezes o evento tem parceria com alguma empresa deste tipo para tornar a viagem mais confortável).

Vamos saber mais? Entrevistei o fundador da marca, Salim Carmali (@salimcarmali) que descortina alguns detalhes importantes da festa de Halloween.

Como se prevê o Halloween de 2022?

Vamos fazer um evento para 900 pessoas, algo que comparado com o ano passado vai parecer muito restrito mesmo.

Máscaras que esperam ver nesta data do oculto dia 31?

Uma mistura entre o tema do Halloween e o Burning Man”. Alguém que vá vestido de abóbora, tem de ser realmente uma abóbora muito original.

Onde se vai realizar?

O evento será em Lisboa, no Beato, num armazém meio abandonado. Abrimos portas às 23h e as entradas serão até às 2h. A festa acaba às 6h.

Regras a ter em conta no vosso evento, aliás eventos?

Regras só mesmo no dress code e horários de entrada.

Surpresas para este dia 31?

Imensas mesmo, mas não posso revelar.

É precisamente por este secretismo que a viagem vai valer a pena e eu já sei que algumas pessoas já preparam fatos, transporte e amigos para celebrarem a noite de dia 31. Vale mesmo a pena a viagem… e os sustos! E se precisar de dicas para a indumentária, já sabe qual é o meu Instagram. Tenho boas ideias, sou naturalmente excêntrica e tenho uma máquina de costura. Eu auxilio na criação, for free.