Lembrar que o que torna os eventos Burning Man tão interessantes, além da ideologia e da sua segurança, é a viagem entre cidades e lugares de Portugal. Desta vez, será mesmo no centro de Lisboa que se ‘acenderá’.

Segundo Salim Carmali, da Organização de @itiswhaitis.pt, várias informações a ter em conta.

- Vamos repetir uma dose e como?

“Vamos fazer uma megaprodução de Natal onde todos vão ter de trazer luzes incorporadas no seu outfit num dos melhores espaços de Lisboa”.

Local: o “Suspenso Lisboa” (@suspenso_lisboa), junto ao castelo São Jorge. Só nome do espaço de eventos já gera ‘suspense’.

Horário: inicia às 22h (vocês decidem quando este Natal termina!).

Preçário: 20 euros para as natalinas/ 30 euros para os natalinos.

- A festa de Natal: surpresas e outras coisas com que as pessoas possam contar?

“Não quero abrir muito o livro, mas já sabem que só podem esperar coisas boas e com o dress code (…) aquela moldura humana toda iluminada já se pode ver o que irá sair daí.”

Já pensaram nas fotos que podemos tirar todos juntos este Natal, literalmente cheio de luz e de forma ‘suspensa’? Uma verdadeira viagem natalícia. Eu vou estar na Tanzânia, porém atenta ao melhor outfit iluminado e depois divulgo. Desafio-vos!

- Inspired by burning man numa festa natalícia?

“Faz todo o sentido (na nossa cabeça) juntar o natal com os nossos temas, as festas de natal têm vindo a perder expressão e isso é uma coisa que eu me lembro desde que saio: a noite natal passa-se com a família e depois com os amigos.”

Mais motivos para ir a um evento desta magnitude: observem bem os testemunhos de Clara Ramos (@cclararamos) e de André Nascimento (@andrenascimentoo1).

A Clara é uma ‘amiga’ habitual dos eventos Burning Man (de @itiswhatitis.pt) e quando perguntei quanto ao que a fascina e a faz atender a estas festas, ela descreveu tal como eu já o fizera e o voltaria a fazer. Ora ‘oiçam-na’,

“Toda a magia do “mandatory dress code“ traz logo um cenário diferente e fascinante, como se ali toda a gente estivesse a vestir a sua imaginação. Eu pessoalmente adoro criar o meu fato e fazê-lo o mais maluco e único possível, logo isso é a minha maior motivação. Outra coisa que nunca me desilude é a música, vão artistas sempre incríveis e a sensação que nos traz é indescritível.”

- Que mensagem de Natal deixas aos “burning” que ainda não conhecem estes eventos?

“Estes eventos são uma experiência que acho que toda a gente deve ter. Puxa pela nossa criatividade, tira-nos da nossa zona de conforto e transmite toda uma energia fora deste mundo. No Burning somos quem queremos sem qualquer tipo de limites.”

O André Nascimento não falta também aos eventos e porquê?

“O ambiente, a diferença, o me sentir (livre , tranquilo, seguro).  Poder estar na frontline com os olhos fechados a vibrar com o som.  Para além de me sentir acolhido  e conectado com as pessoas ao meu redor. Para além de que o evento cada vez se passa em um lugar diferente mantendo sua identidade e possibilitando novas fantasias e experiências.”

- Consideras o Burning Man uma metáfora de viagem?

“Sim, se formos pegar no conceito do festival Burning Man do qual a It is What It Is tira sua inspiração e referência, podemos ver toda essa comunidade e valores que o festival Burning Man prega na pista da It What It is. “MAGIA”.”

- Mensagem de Natal aos que vão estrear-se na festa de Natal?

“A mensagem de natal que deixo para aqueles que não conhecem o evento é que se desconectem um pouco do que é o geral social e vão ao evento de mente aberta e deixem-se levar pela comunidade. O evento começa quando começamos a tratar do outfit, faz nos extrapolar, criar e usar a nossa criatividade de forma a nos expressar. E mais não digo!”

Mas eu é que mais digo, pois há uma surpresa com que muitos não estariam a contar, vamos saber o motivo. Para isso temos de informar, factualmente, o imprevisto decorrido no último evento, no Halloween.

- O susto que aconteceu no último Burning Man?

“Infelizmente, tivemos de mudar de venue em cima da hora do evento. Alugámos um espaço pensávamos que [esse espaço] tinha as licenças todas, coisa que não se veio a verificar.”

Então, a Organização de @itiswhatitis.pt procedeu, como sempre, em conformidade, mas o espaço não. Para manter a ética e legalidade, ou cancelavam totalmente a festa ou…mudavam de local. Mas já era a hora da festa! Numa espécie de missão impossível com final feliz, isto obrigou a que mudassem de local, na mesma hora. Mas houve prejuízos, para a Organização e muitas pessoas não puderam ir (mas com devolução e com um presente de Natal),

“Perdemos tudo o que investimos no espaço, mas mesmo assim realizámos o evento no Jézebel, no casino do Estoril.  Só temos a agradecer ao Jézebel por, tão em cima da hora, nos ajudar a realizar o evento, ao nosso staff e aos nossos clientes (amigos) que fizeram mais 40kms para estarem connosco. Fizemos mesmo tudo ao nosso alcance.”

Foi um Halloween com um verdadeiro ‘susto’ para todos. Mas, terminou em felicidade, bem nos diz a Clara Ramos (@cclararamos).

- Como correu no Halloween?

“Foi mais um evento incrível cheio de energias boas e momentos inesquecíveis

É sempre um entusiasmo e correria para fazer cada fato o mais extravagante possível, mas no momento em que entramos no evento parece que aterramos noutro planeta. As memórias que ficam são mágicas e cada evento é especial a sua maneira.”

A pessoas que não puderam comparecer ao evento do Halloween e para o qual tinham adquirido o bilhete, considerando o constrangimento alheio à Organização, tiveram dez dias para pedir o reembolso (no próprio bilhete eletrónico havia a opção ‘refund’). Além disso vão ter acesso gratuito à festa de Natal que aqui anunciamos. Foram já todos informados devidamente!

Uma dica minha: muita luz nesses corações e luz nas vossas roupas (podem coser luzes por dentro de camisolas e vestidos. Eu já usei numa espécie de turbante). Bom Natal meus caros leitores e viajantes natalinos!