A 3.ª edição do Festival Umundu Lx 2022, que pretende fomentar o debate coletivo sobre temas como o ambiente, a saúde ou a economia, arranca sexta-feira na Estufa Fria, em Lisboa, com o mote “Uma só Terra”.

Em comunicado, a organização do evento, que termina em 22 de outubro, tem entrada livre e participação em modo ‘online’ ou presencial, conta com mais de 130 eventos propostos por 73 organizações e 29 pessoas individuais. A programação completa pode ser consulta na sua página oficial.

O Festival tem o tema central “Uma Só Terra” e é, segundo a organização, inspirado pelo lema do Dia Mundial do Ambiente 2022 “Only One Earth”, que remete para “o conceito de uma só terra transportando a ideia de a humanidade ser uma única comunidade global que habita um planeta com condições únicas para a vida humana e não-humana”.

As temáticas centrais a abordar durante o evento são a alimentação, agricultura, ambiente, economia, sociedade, mobilidade, política e ativismo, mundo digital, turismo, saúde e todas as especificidades dentro de cada um desses temas.

O evento inclui conversas, exposições, filmes, música, oficinas, palestras, passeios, visitas guiadas, dança, yoga, artes performativas e práticas desportivas em locais da capital como a Estufa Fria, o Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Jardim das Damas, no Palácio Nacional da Ajuda, Mercado do Rato, Padaria do Povo e Palácio Pimenta, entre outros.

De acordo com a organização, o Festival Umundu pretende refletir “sobre os valores da sociedade e soluções sustentáveis rumo a um novo paradigma de vida no planeta Terra”.

A história do Festival Umundu, segundo a organização, começou em 2009 na cidade de Dresden, na Alemanha, quando dois amigos, Patrick Ribeiro e Sascha Kornek, tentaram dar resposta à ausência de uma plataforma de encontro e reflexão sobre a temática de sustentabilidade que envolvesse tanto os coletivos ativos (mas dispersos) como a população em geral.

Em setembro de 2019, Patrick Ribeiro lançou a ideia de um evento idêntico em Lisboa, tendo a primeira edição tido lugar em outubro de 2020, com 103 eventos, envolvendo mais de 100 organizações e promotores individuais, inteiramente financiado por doações e uma campanha de ‘crowdfunding’.

Fotografia: Pedro Neves