A aldeia histórica é o destino do mais recente episódio do programa “Somewhere Street”, que chega a 380 milhões de lares em 160 países e regiões, através da NHK Word-Japan, o serviço internacional da NHK.
O programa japonês destaca as “casas de pedra ensanduichadas entre grandes pedregulhos de granito”, conversa com habitantes de Monsanto e mostra um pouco da vida na “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”.
“Somewhere Street” é um programa que visita lugares de interesse em todo o mundo, num registo leve e bem-humorado. O episódio filmado em Monsanto teve o apoio logístico da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, entre outras entidades.
O apreço dos turistas japoneses por Monsanto é já bastante conhecido. Em 2015, a Associação de Agências de Viagens do Japão elegeu Monsanto como uma das 30 aldeias e vilas mais belas da Europa, sendo a única representante portuguesa, numa votação que envolveu mais de 300 profissionais do sector do turismo.
O concelho de Idanha-a-Nova continua, assim, a merecer o reconhecimento da comunicação social internacional, um motivo de orgulho para quem reside, trabalha, estuda, investe e visita o território.
Comentários