Com a tradicional marafona, uma boneca de pano, seguem em direção ao castelo e da muralha deitam um pote de flores.
Faz parte da Lenda do Castelo, um gesto representativo de abundância e que está agendado para domingo às 14.30h.
No caminho, uma subida muito íngreme, e no castelo há cantares com o adufe.
A batida marca o ritmo e este ano as adufeiras estão acompanhadas de outras pessoas que estão a participar na Festa do Adufe.
Termina domingo e estão ainda previstas aulas, concertos, passeios e cantares nas ruas da aldeia. Sábado e domingo juntam-se às festividades tradicionais recriações de a Guerra dos Tronos.
É no âmbito de um festival temático. “A sentinela da casa do dragão” junta-se à Festa da Divina Cruz. Uma associação inédita. Nos últimos anos o dia de Santa Cruz foi pretexto para uma feira medieval, relacionada com o tema dos templários que tiveram uma forte presença nesta região.
Agora, após as filmagens de sequências de um episódio da Guerra dos Tronos em Monsanto, nos finais de 2021, os templários são substituídos pelo Rei Viserys e facções da Casa Targaryen com teatro de fogo, torneios a cavalo e torneio de armas, entre outras iniciativas.
Enquanto Monsanto opta pelos blockbusters, a vizinha Penha Garcia procura salvaguardar a tradição das Maias. É outra boneca de pano, com roupas de bebé. A marafona de Monsanto é com roupa de adulta. Ambas estão associadas à fertilidade.
Comentários