Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa
Fachada do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa créditos: Flickr/Paulo Valdivieso (CC)

Amadores ou profissionais podem participar, pelo quinto ano, no concurso de fotografia do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC), que pretende destacar a Natureza e a Ciência em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

O objetivo declarado passa por "fomentar práticas de observação, conhecimento e registo através da fotografia, da natureza e da ciência e tecnologia a diferentes escalas, em dois continentes distintos, mas tão próximos".

O concurso permite a participação a miúdos e graúdos, com um escalão aberto a jovens e crianças. Ao nível dos adultos, os participantes podem submeter até 10 fotografias em seis categorias diferentes: biodiversidade, geodiversidade, microfotografia, história da Ciência e tecnologia, astrofotografia e áreas protegidas.

A qualidade técnica e a criatividade serão os principais critérios escrutinados pelos jurados: "Os elementos do júri pretendem ser surpreendidos com imagens bem conseguidas e, ao mesmo tempo, criativas e autênticas, captando momentos únicos de História Natural e de Ciência obtidas preferencialmente em Portugal ou nos PALOP", lê-se na página oficial da iniciativa.

Os melhores trabalhos serão exibidos numa exposição temporária no MUHNAC e o autor reconhecido como "Fotógrafo do Ano" receberá ainda, como prémio, um vale FNAC no valor de 350€, oferecido pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c).

O prazo para inscrição no concurso termina a 31 de dezembro e custa 5€ por cada fotografia submetida a competição.