A Jeddah Tower foi desenhada para ser a torre mais alta do mundo e quer fazer com que os árabes superem os seus próprios recordes. Isto porque o projecto deste prédio que terá cerca de um quilómetro de altura supera o Burj Khalifa, um dos maiores arranha-céus da actualidade, desenhado por Adrian Smith e localizado no Dubai. O Kingdom Tower, cuja construção foi anunciada pelo príncipe Alwaleed Bin Talal Bin Abdulaziz Alsaud, sobrinho do rei Abdullah da Arábia Saudita, vai ser construído na cidade de Jeddah, perto do Mar Vermelho.

Vão ser cerca de 1000 metros, que terão um custo estimado de 1,2 mil milhões de dólares. O edifício será a peça central da Kingdom City, a Cidade do Reino, um centro que abrigará casas, hotéis e centros comerciais de luxo. Com um design assimétrico, a torre quer parecer, esteticamente, uma folha a brotar da terra, para passar a ideia de que tudo crescerá à volta e a partir desse lugar.

E como se sobe e desce sem ter de esperar uma eternidade num prédio de um quilómetro de altura? A pensar na deslocação interna dos visitantes, A Jeddah Tower terá 59 elevadores, que servirão de observatório e vão mover-se a uma velocidade de 10 metros por segundo. Além deles, o projecto prevê 12 escadas rolantes – não vão os elevadores avariar e deixar os habitantes sem transporte.

Outro pormenor único do projeto é um terraço denominado Céu, com cerca de 30 metros de diâmetro, que ficará no 157º andar, para uso do apartamento de cobertura. A Jeddah Tower, ainda sem conclusão prevista, terá também um hotel de luxo, escritórios, apartamentos de topo e um observatório astronómico que será o mais alto do mundo.
Segundo o escritório responsável pelo desenho do projecto, o formato do edifício foi inspirado em plantas do deserto, unidas na base, mas que se separam no topo. O projecto prevê o edifício com uma base em forma de tripé, que, de acordo com os arquitectos, é ideal para o edifício. As "asas" pontiagudas, que produzem um efeito aerodinâmico, fazem com que a acção do vento na estrutura se torne menor.

A fachada do edifício será toda em vidro, com um sistema para minimizar as cargas térmicas. Além disso, os três lados da torre contarão com entradas que criarão sombra para vários andares.

Alguns dos edifícios mais altos do mundo

- Taipei (ou Taipei 101) - Taipei - Taiwan. Tem 509 metros e 101 andares.

- Shanghai World Financial Center - Shangai - China. Tem 492m de altura e 101 andares também.

- Torres Petronas (Petronas Towers) - Kuala Lumpur - Malásia. As torres gêmeas na Malásia têm 452m e 88 andares cada.

- Sears Tower - Chicago – EUA.Com 442m e 108 andares este é o arranha-céu mais alto dos Estados Unidos.

- Jin Mao Tower - Shangai - China. Com 421m e 88 andares.

- Two International Finance Centre - Hong Kong - Hong Kong. Tem 415m e 88 andares.

- CITIC Plaza - Guangzhou - China. Este tem 391m e 80 andares.

- Shun Hing Square - Shenzhen - China. Tem 384 m e 69 andares.

- Empire State Building - Nova York – EUA. Com 381m e 102 andares este prédio foi durante muito tempo o arranha-céu mais alto do planeta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.