Imagem: Visit Viseu
“A magia está aqui” é o slogan escolhido pela autarquia, porque “o Natal continua a ser uma época mágica e uma altura em que todos pretendem o encontro, estimular certos valores e, sobretudo, solidariedade”, justificou a vereadora da Cultura.
Leonor Barata disse que o Rossio conta com “o tradicional mercado de Natal, que vai também ser alargado a outras zonas, com o objetivo de fazer circular as pessoas pelo centro histórico da cidade”.
“Este ano, apostámos na descentralização das atividades, até por uma questão de segurança e de saúde pública. E o que pretendemos fazer é animar os diversos espaços municipais, como os museus e a biblioteca, com diversas atividades dirigidas a um público mais jovem e familiar”, disse.
Para atrair as pessoas ao comércio local, Leonor Barata disse que haverá “animação que não obrigue à fixação de pessoas e que as atraia para as diversas ruas comerciais”, o que será “uma ótima oportunidade para ajudar os pequenos comerciantes”.
A programação conta, novamente, com a parceria da Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
A iluminação será ligada no dia 01 de dezembro, quarta-feira, e estende-se por “várias artérias da cidade, alguns largos, igrejas e também nas freguesias do concelho”, e há uma “aposta em bolas, anjos e estrelas que representam o milagre e a magia da época”.
A rota dos presépios pelas freguesias mantém-se e vai ser “promovido um novo concurso”, assim como se mantém a iniciativa solidária, a corrida de Natal, cuja receita “é a favor das crianças e jovens do concelho em situação mais desfavorecida”.
O Museu Almeida Moreira receberá uma exposição “dedicada aos presépios e às suas diversas representações”.
Os concertos agendados para os dias 18 e 19, “nomeadamente o encontro de coros, será em ‘streaming’, devido às novas contingências por causa da pandemia”, e o concerto de Ano Novo, no dia 2 de janeiro de 2022, no Teatro Viriato, “está dependente do evoluir da situação”.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, presente na apresentação, admitiu que “poderão ser feitos reajustes”, tendo em conta as normas nacionais da Saúde.
Fernando Ruas reforçou também hoje que “o orçamento deste ano representa uma poupança significativa”.
à agência Lusa, os serviços da autarquia esclareceram que o investimento na programação de Natal será de “370.587,50 euros, sujeito a reajustes e que contempla tudo”.
Um valor superior ao conhecido em 2019, 225 mil euros, que os serviços autárquicos justificaram com o facto de “esse número não contemplar os acordos, porque, na realidade, com tudo incluído, o investimento foi de 406.061,62 euros”.
Comentários