O tema do concurso 7 Maravilhas de Portugal 2020 é a Cultura Popular. Dentro do tema, as categorias são: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos.

“A grande aposta deste ano passa por promover o património cultural imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública e de atração turística”, explicou o presidente do projeto.

Neste momento, já são conhecidos os 140 finalistas regionais. Veja aqui quais são. Neste domingo, abrem as linhas telefónicas para que o público possa votar.

As 7 Maravilhas da Cultura Popular estarão em direto de Bragança, para uma emissão especial ao longo do dia com Vanessa Oliveira e José Carlos Malato, entre as 11h30 e as 13h00 e das 15h15 às 20h00, na RTP1.

Bragança será a cidade anfitriã da final da edição deste ano, que terá lugar em setembro.

Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, numa fase em que haverá sete candidatos por cada distrito e região autónoma.

Em cada programa na RTP, num total de 20 programas a realizar nos meses de julho e agosto, será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.

Na fase seguinte haverá um programa de repescagem, no qual os 20 segundos classificados das eliminatórias distritais/regionais serão submetidos a uma nova votação, com o objetivo de eleger os oito patrimónios mais votados.

Estes irão juntar-se aos outros 20 pré-finalistas já apurados.

Os 28 pré-finalistas vão ser divididos por sorteio pelas duas semifinais e em cada uma delas vão ser apurados as sete candidaturas que tenham mais votos contabilizados.

Na gala final, que decorrerá no dia 05 de setembro, vão ser eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Este concurso é realizado desde 2007 e já teve como temas as Maravilhas Naturais (2010), a Gastronomia (2011), as Praias (2012), as Aldeias (2017), as Mesas (2018) e os Doces (2019).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.