Há mais de um ano, um grafite simples começou a aparecer nos muros desgastados de Havana: "Necesitas ser feliz" (precisas ser feliz, em tradução livre). A mensagem, aparentemente inocente, tornou-se um eco de reflexão para muitos e uma inspiração para jovens artistas cubanos.
Precisa de ideias para visitar Cuba? Este país das Caraíbas tem bastante para oferecer e Cuba é muito mais do que Varadero. Há locais populares como Havana ou Trinidad, mas existem outros que viajantes menos atentos podem passar ao lado.
Aqui ficam algumas ideias para conhecer alguns dos melhores
Os carros clássicos dos anos 50 ajudam a colorir Havana, mas os motores são novos e mais poupados no consumo de gasóleo. Um pormenor que exemplifica as contradições das ruas da capital cubana, onde a descontração convive com filas para os bens essenciais, como nos conta a Inês.
Os rostos cobertos de fuligem parecem sair de outro século. No Parque Nacional Ciénaga de Zapata, no centro de Cuba, os camponeses produzem carvão vegetal com os mesmos métodos e utensílios dos seus ancestrais, com uma diferença: plantam novas árvores.
Cada vez mais os jovens cubanos estão a usar barba, uma tendência internacional que chegou mais tarde à ilha, dessa vez sem motivações políticas, 60 anos depois que Fidel Castro e os seus camaradas "barbudos" impactaram o mundo com sua revolução.
São fotografias que mostram os contrastes da vida na capital cubana: o clássico dos carros e edifícios seculares e a renovação de parte do centro histórico da cidade.
Cuba tem milhares de cayos e um dos mais famosos é o Cayo Blanco, uma ilha deserta ao largo de Varadero, que merece mesmo uma visita. Só é possível entrar neste paraíso se se inscrever numa excursão. Fique a conhecer a nossa experiência.
Havana é uma das cidades mais entusiasmantes. Há tanto para ver na capital de Cuba que é difícil colocar tudo num roteiro. Explore a cidade num ritmo relaxado, pois só assim conseguirá captar a essência desta capital latina. E, provavelmente, irá apaixonar-se.
Conhecida mundialmente devido aos automóveis americanos antigos, a capital de Cuba é também o paraíso de motocicletas com sidecar provenientes de países que já não existem mais, como a União Soviética, a Checoslováquia e a Alemanha Oriental, de um período no qual a ilha vivia na órbita soviética.
A minha primeira grande viagem sozinha aconteceu este verão. A roadtrip “Cuba Libre”, de duas semanas, começou na colorida capital cubana, que é em tudo diferente das cidades que já visitei.
Nasceu nas plantações de cana-de-açúcar e nas senzalas em Cuba. E, apesar de viajar até os grandes salões de baile na Europa, a sua essência conserva-se no sangue dos cubanos, que, quando caminham, quase dançam a rumba.
Cuba é o único país do Ocidente sob um governo comunista, com uma economia atípica e uma história marcada por um confronto de meio século com os Estados Unidos, finalizada recentemente. Fique a conhecer os principais dados do país.
As casas particulares tornaram-se num dos alojamentos alternativos aos habituais hotéis em Cuba. Mas é preciso estar consciente do que implica ficar numa casa de família.
Notificações
Viaje sem sair do lugar. Ative as notificações do SAPO Viagens.