2023 marca a primeira vez que esta celebração internacional será realizada na cidade de Valência, acolhendo os mais importantes encontros anuais de chefs, restauradores, media e ícones da gastronomía. Um extenso programa de eventos, organizado em toda a cidade, culminará na tão esperada cerimónia de entrega de prémios quando for revelado o ranking dos Melhores Restaurantes do Mundo 2023. Os visitantes terão a oportunidade de explorar e experimentar Valência, um destino muito procurado e conhecido por festivais, cultura, desporto e gastronomia.
A capital de Turia reúne os 50 melhores restaurantes do mundo
Durante o mês de junho de 2023, Valência irá encarnar o melhor da alta gastronomia. Os destaques do programa incluirão uma série de eventos chave que se tornaram o centro das celebrações dos 50 Melhores Restaurantes: fórum deThink Liders #50BestTalks; uma série de 50 Melhores Sessões de Assinaturas de eventos gastronómicos colaborativos abertos ao público; uma Festa de Chefs que mostrará os melhores produtos e cozinha da região espanhola e, claro, a cerimónia de entrega de prémios e a contagem decrescente propriamente dita.
Os chefs mais conceituados do mundo também transmitirão os seus conhecimentos aos estudantes da área no 50 Melhor evento educacional. O programa do evento será precedido por vários anúncios especiais de prémios, concebidos para honrar os feitos tanto de indivíduos como de estabelecimentos. A data exacta da cerimónia de entrega dos prémios será confirmada nos próximos meses.
Como Valência se tornou um destino de topo no mapa gastronómico internacional
Nos últimos anos, várias nomeações e eventos elogiaram a gastronomia valenciana e os projetos sustentáveis da cidade. Os prémios incluem a gala Michelin Guide Spain & Portugal 2022, onde 3 novas estrelas foram atribuídas à cidade, elevando o total para 9 atualmente, assim como Valência ter sido nomeada Cidade Inteligente 2022, e Capital Verde Europeia 2024. Importantes títulos que colocam Valência no mapa como uma cidade inteligente e sustentável e também na vanguarda da gastronomia.
Valência, um modelo de sustentabilidade alimentar
Poucas cidades têm o privilégio de poder abastecer e fornecer produtos sazonais com praticamente nenhuma pegada de carbono. Desde o Parque Natural de Albufera, onde são cultivadas várias variedades locais de arroz (o principal ingrediente da paella), até ao Mar Mediterrâneo, que fornece peixe fresco ao mercado de peixe da Marina de Valência, bem como a muitos restaurantes locais e mercados municipais. A cidade tem também apicultura urbana, instalada em cerca de vinte colmeias nos telhados dos edifícios públicos, para polinizar e contribuir para a biodiversidade dos parques da cidade.
Desde 2019 que Valência é a sede do Centro Global de Alimentação Urbana Sustentável da FAO, onde é utilizada como referência para os desafios enfrentados pelas grandes cidades em matéria de alimentação e nutrição. Este é um dos muitos compromissos assumidos pela cidade após ter sido declarada a Capital Mundial da Alimentação Sustentável em 2017, que é mais uma prova do compromisso de Valência com a sustentabilidade alimentar.
Comentários