Trata-se da 10.ª edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, promovida pela câmara municipal para divulgar um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho, abrangido pela albufeira de Alqueva.

A mostra, a realizar até ao dia 17 deste mês, em 15 restaurantes e seis cafés do concelho, volta a contar este ano com a colaboração do chefe de cozinha José Júlio Vintém.

A oferta, segundo a autarquia, não se esgota nos petiscos inspirados no peixe do rio, visto que a Feira de Produtos Locais, com palco no interior do castelo, "oferece" vinhos da região, produtos da bolota, ervas aromáticas, mel, pão, queijos e enchidos de produção local.

O programa integra passeios pedestres, provas desportivas, tertúlias, conferências e um capítulo da Confraria do Peixe - Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo, parceira do evento.

A animação cultural e um "Roteiro do Petisco" para percorrer, num só dia, todas as tascas e tabernas do concelho são outras das atividades complementares.

O evento tem também uma componente solidária, através da receita da venda de ervas aromáticas de produção local, que reverte para uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) do concelho para apoio a crianças institucionalizadas.

Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.