A iniciativa, que vai decorrer até dia 29 deste mês, integra a 9.ª edição das Semanas Gastronómicas de Grândola, promovidas pela câmara municipal deste concelho alentejano, do distrito de Setúbal.

O “sabor fresco e delicioso” do choco e do polvo, explicou hoje o município, vai estar presente num total de 44 pratos que vão ser apresentados nas ementas dos 14 restaurantes locais que participam na mostra gastronómica.

Aos tradicionais chocos grelhados, salada de polvo e polvo à lagareiro, vão juntar-se outras “propostas mais elaboradas”, segundo a autarquia.

Arroz negro de choco, choco frito com arroz de tomate dentro do pão, cataplana de polvo com batata-doce, ensopado de polvo ou polvo panado serão alguns dos pratos disponíveis.

As Semanas Gastronómicas de Grândola dão a conhecer e a saborear, a cada mês, os produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica.

Classificada Património Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Dieta Mediterrânica distingue-se pela presença regular na gastronomia das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, ervas aromáticas como condimento e azeite como principal gordura.

“Por todo o Alentejo abunda esta diversidade de produtos absolutamente única”, frisou a organização.

O concelho de Grândola não é exceção e “apresenta uma vasta oferta de riquezas gastronómicas do interior e também do litoral, possuindo uma faixa costeira e zona estuarina onde ainda abundam algumas espécies”, destacou a câmara.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.