O restaurante Bácoro é a mais recente proposta do quarteirão gastronómico dos Poveiros, no Porto, um projeto no feminino que nasce do desejo de inovar num produto tradicional muito apreciado: o leitão. O recém-aberto espaço promete novos conceitos, texturas e sabores, com uma ementa que aposta em sandes de leitão tradicionais e inovadoras, saladas e sobremesas para degustar sem pecado, ao almoço e ao jantar.

Sandra Cunha, Raquel Maia e Cristina Fidalgo são as três sócias do restaurante Bácoro, um espaço despretensioso com ambiente acolhedor cujas propostas gastronómicas têm assinatura do Chef Pedro Sommer.

“A nossa ideia era extrair o potencial do leitão e conferir-lhe um twist inovador que permitisse alargar os horizontes do palato no que à degustação desta iguaria diz respeito”, revelam as responsáveis, adiantando ainda que “nunca foi nossa intenção desconstruir o produto, que é de si excepcional, mas sim desenvolver um novo conceito, que, respeitando a qualidade do leitão, permitisse alargar o leque de possibilidades na degustação desta iguaria. E o chef Pedro Sommer acertou em pleno”, sublinham.

 Sandra Cunha, Raquel Maia e Cristina Fidalgo
Sandra Cunha, Raquel Maia e Cristina Fidalgo créditos: Restaurante Bácoro

A partir do leitão fornecido pelo conhecido restaurante Estaladiço, em Vila Nova de Gaia, o Bácoro apresenta oito propostas de sandes de leitão, a tradicional e as restantes com combinações surpreendentes. Assim, na carta há sandes de leitão com molho de leitão ou com queijo Limiano, para os paladares mais conservadores, e ainda sandes de leitão com maionese de leitão, manteiga de laranja, presunto crocante, pesto de cajus e pasta de azeitona para quem gosta de se aventurar em combinações mais arrojadas. Os apetites mais exóticos podem deliciar-se com sandes de leitão com chutney de manga e os vegetarianos desfrutar das sandes de legumes grelhados com pesto de caju.

créditos: Restaurante Bácoro

O chef Pedro Sommer define o Bácoro “como um verdadeiro complemento dos cinco sentidos que combina o sabor das iguarias, o aroma do forno de lenha e o estalar da pele de leitão, envolvido numa cuidada apresentação”. Com uma sala com capacidade para 32 lugares e uma esplanada para 12 pessoas, o restaurante abriu em junho, em soft opening.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.