Para o Chef Diogo Pimentel, responsável pelos restaurantes do grupo NEYA, a nova carta representa uma nova fase para o restaurante Viva Porto. “Acabamos de apresentar uma carta diversificada, com raízes portuguesas, de conforto e de partilha, com técnicas e sabores originais da nossa gastronomia tradicional, mas com novas abordagens e uma visão mais contemporânea, mas onde procuramos respeitar os produtos e as suas origens”, explica em comunicado.

Dos pratos agora apresentados, destaque para os típicos Peixinhos da Horta e Emulsões do Chef, o Leitão a Baixa Temperatura, o Lombo de Bacalhau à Gomes de Sá e, nos doces, onde o Chef nos desperta a curiosidade com uma sobremesa com base na Azeitona. Estas são algumas das iguarias apresentadas, a que Diogo Pimentel gosta de definir como comida de tacho e de conforto.

Além da ligação à Terra, o Chef e a sua equipa tiveram outra premissa ao desenharem a carta; a sustentabilidade. “Os restaurantes “Viva” estão inseridos num grupo hoteleiro que tem na sua génese a preocupação com o ambiente e a sustentabilidade, pelo que a nossa preocupação e metodologia de trabalho passa por fomentar a aquisição de produtos locais, mas também pela sua otimização e rentabilização, evitando sempre o desperdício”.

Consciente da impossibilidade de mudar mentalidades, Diogo Pimentel quis contribuir para uma nova forma de olhar para a alimentação e a origem dos alimentos. Segundo o Chef, “as nossas sugestões, aliadas à metodologia usada na confeção dos pratos que agora apresentamos, contribuem para uma redução expressiva da pegada de carbono, hídrica e ecológica. Redução essa que é cada vez mais necessária no dia-a-dia”.

A nova carta do Viva Porto já está disponível, e representa “a alma inquieta de um cozinheiro: a comida das nossas avós e mães, mas em estreita conjugação com novas técnicas e roupagens futuristas, procurando fazê-lo sempre respeitando o sabor original”.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.