"Bacalhau à Fronteira da Paz" foi o nome dado ao prato que está a ser utilizado para promover a restauração de Vilar Formoso junto dos espanhóis e de todos aqueles que diariamente atravessam a principal fronteira terrestre do país.

O presidente da Junta de Freguesia de Vilar Formoso, Manuel Gomes, disse hoje à agência Lusa que a iguaria gastronómica resultou de um desafio que foi lançado este ano aos 17 restaurantes locais, para que fosse criado um produto gastronómico que servisse como "mais um atrativo para trazer as pessoas a Vilar Formoso".

Aos representantes dos restaurantes foi sugerida a criação de "um prato novo" que agregasse "todos os sabores", indicou.

Segundo o responsável, a opção pelo bacalhau surgiu porque "existe a tradição de o espanhol e de o turista comer o bacalhau em Vilar Formoso".

Ao bacalhau, foram associados produtos locais, como a broa e o queijo de ovelha, acrescentou.

Durante o processo de escolha, os restaurantes propuseram seis pratos e, por votação, venceu o "Bacalhau à Fronteira da Paz", que é servido "na maior parte" dos estabelecimentos de restauração da vila fronteiriça, disse Manuel Gomes.

O prato selecionado, que inclui bacalhau, broa, queijo de ovelha, pimento, cebola e tomate, é acompanhado com batatas fritas às rodelas.

Segundo o autarca, a nova iguaria gastronómica começou a ser servida em abril e está a ter "bastante procura".

"O prato está a ser divulgado e está a ter bastante procura, por espanhóis e por outros visitantes, segundo nos dizem os restaurantes", disse o presidente da Junta de Freguesia de Vilar Formoso.

A iniciativa de captar "pela boca" turistas e habitantes do lado de lá da fronteira surge no âmbito da estratégia da autarquia de Vilar Formoso para divulgar o território e mitigar os eventuais efeitos da futura ligação de Portugal e Espanha por autoestrada, pois está em curso a construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e Fuentes de Onõro (autoestrada A62).

Foto: Who Trips