Foto: Luis Ferreirinha

Paola, natural da região da Valtellina, e Gaetano, oriundo de Molise, companheiros de vida e de trabalho desde sempre, propõem, no Il Ristorantino, uma cozinha ligada a Itália onde partilham através dos diferentes pratos receitas familiares, passadas de geração em geração. Inspiram-se também na história e tradições do país. A maioria dos ingredientes, 95%, são de origem italiana.

A seleção da carta de vinhos e bebidas acompanha a identidade italiana, assim como a música, o ambiente, a decoração e os colaboradores. O Il Ristorantino procura oferecer aos clientes uma experiência imersiva no ADN italiano tradicional.

Neste pequeno restaurante de Matosinhos cultivam-se os sabores de Itália
Gaetano e Paola. créditos: Luis Ferreirinha

O nome  do restaurante, Il Ristorantino, surgiu após verem o espaço pela primeira vez. O espaço do Il Ristorantino é de dimensões pequenas, assim, fez sentido chamar-se Ristorantino que, em italiano, significa restaurante pequenino.

Gaetano é responsável pela cozinha do pequeno espaço. A paixão pela gastronomia é antiga e prova disso é o antigo diploma de cozinheiro que obteve nos anos 80 e os cursos em que investe todos os anos para manter-se atualizado. O italiano de gema, além de sugerir os pratos tradicionais italianos como Lasagne, Carbonara, Gnocchi, Pizze, serve também a sua grande especialidade, os risottos, criando através destes sabores únicos e degustações ímpares, que já lhe valeram a distinção de “Melhor Risoto da Cidade”, pela plataforma RestaurantGuru, em 2020.

Outro ex-líbris deste restaurante é a “Mezze Zite alla Genovese”, a pasta do coração do Chef Gaetano. Era esta que a sua avó Filomena lhe preparava ao almoço de domingo. Foi com esta iguaria que venceu o primeiro lugar na Primeira Edição do Campeonato Nacional de Pasta, em julho de 2019, no Cais de Gaia, em Vila Nova de Gaia.

Na lista das sobremesas, encontram-se clássicos como Tiramisú, La Torta della Nonna, Sfogliatelle Napoletane e Cannoli Siciliani. Porém, a sobremesa favorita do Chef é a “Torta Caprese”, hoje conhecida e apreciada por milhares de turistas e viajantes por todo o mundo.

O Il Ristorantino encontra-se na Rua Sousa Aroso, número 684, cidade de Matosinhos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.