O seu nome em Alemão significa “ondas do Danúbio”, em referência ao rio mais longo da Europa. E é uma delicia! Apontem aí a receita:

Ingredientes

BOLO

- 3 ovos
- 140g de açúcar
- 100ml de óleo vegetal
- 1 colher de sobremesa de pasta ou extracto de baunilha
- 150ml de leite + 1 colher (sopa) de leite
- 230g de farinha c/ fermento
- 2 colheres (chá) de cacau em pó
- 400g de cereja em calda

CALDA

- 1 taça de água
- 2 colheres (sopa) de rum (ou ginginha)
- 1 colher (sopa) de açúcar

CREME

- 250ml de leite
- 1 ovo + 1 gema
- 55g de Maizena
- 100g de manteiga, à temperatura ambiente
- 100g de açúcar
- 1 vagem de baunilha

COBERTURA

- 100g de chocolate negro de culinária
- 50ml de leite
- 1 c. (sopa) de manteiga

Preparação

CREME

Ferver o leite com metade do açúcar e a vagem de baunilha aberta e deixar em infusão. Bater o ovo mais a gema com o restante açúcar, juntar a maizena, a manteiga e bater mais um pouco. Por fim juntar um pouco do leite bem quente e mexer bem. Juntar o leite restante e levar ao lume para engrossar, mexendo vigorosamente com uma vara de arames, durante uns 3 minutos.

BOLO

Escorrer as cerejas meia hora antes. Depois de bem escorridas, polvilhá-las com um pouco de farinha e envolver (para não caírem no fundo durante a cozedura). Untar uma forma quadrada com 20x20cm. Forrar com papel vegetal.

Bater os ovos com o açúcar e a baunilha durante 10 minutos, até obter um creme esbranquiçado e volumoso. Juntar o óleo e bater até ficar integrado. Por fim juntar o leite alternadamente com a farinha peneirada e envolver delicadamente, até ficar homogéneo.

Colocar um terço da massa numa taça, juntar o cacau e uma colher de sopa de leite. Reservar.

Deitar a massa branca na forma e alisar bem. Por cima espalhar com cuidado a massa de cacau de forma a cobrir a branca sem misturar as mesmas. Espalhar as cerejas por cima e pressionar uma a uma ligeiramente.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35min. ou até o palito sair seco. Desenformar e deixar arrefecer completamente numa grelha. Entretanto misturar um pouco de água, o rum, o açúcar até dissolver. Colocar novamente o bolo na forma e pincelar o topo com a calda. Por fim espalhar o creme por cima e levar ao frigorífico até ficar firme.

COBERTURA

Derreter o chocolate em banho maria, juntar o leite e a manteiga e misturar até ficar homogéneo. Cobrir o bolo e reservar no frigorífico até servir.

Receita retirada do site www.receitasnarede.com

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.