Paula Carção é a mulher à frente do Saldanha Mar e a primeira a dizer que antes de ser chefe, é cozinheira. Natural de Miranda do Douro tem um percurso profissional feito na restauração de hotelaria. E como admite a própria, em ciclos de sete anos. Começou a trabalhar dia e noite nos restaurantes do CCB, passou depois pela cozinha de um hotel em Entrecampos e foi abrir a porta do Real Palácio. Veio para o Saldanha Mar a convite e, passado um ano, estava, mais uma vez, a chefiar a equipa. Aqui trata essencialmente peixe fresco. Admite também que é o que mais gosta de cozinhar, pelo resultado final. E ainda sente a adrenalina de estar a ser avaliada diariamente, pelos seus clientes.

Os almoços são o forte deste restaurante. Com porta aberta para a rua, recebem muitas pessoas que trabalham nesta zona nobre de escritórios. O menu, ao almoço, custa 15 euros e inclui entrada, prato principal e sobremesa. O hotel é, cada vez mais, ponto de encontro de quem faz negócios nesta zona da cidade. “Os pratos não são muito complexos” explica. A qualidade dos produtos e uma combinação feliz de ingredientes fazem a excelência. Bom peixe ou carne de qualidade grelhada é o que maior saída tem.

Restaurante Saldanha Mar
créditos: DR

Foi à mesa, com a chefe, que tivemos oportunidade de experimentar algumas das novidades da carta. Começámos com uma degustação de três entradas: Salmão fumado com vinagrete de lima (9,50 euros), Salada de queijo de cabra gratinado com compota de figo (15 euros) e Salpicão de Trás-os-Montes com mostarda de ananás (12 euros). Sabores que nos são familiares, principalmente que a quem tem raízes fora de Lisboa, que Paula Carção consegue trabalhar de forma a, ainda assim, surpreender.

De prato de peixe, foi servida aquela que costuma ser a sugestão das sextas-feiras: Penne rigati à Saldanha Mar, que Paula rapidamente nos traduz por “uma boa massada de peixe”. E tem tudo o que é essencial, bom peixe (neste caso, garoupa), condimento equilibrado e um caldo bem apurado.
Seguiu-se depois uma combinação de dois pratos de carne: Costeleta e porco Bísaro Grelhada (16 euros) e um Bife Angus (19 euros). A carne do bife é maturada, bastante saborosa e o prato vem acompanhado de batata frita e legumes grelhados (3 euros por opção).

Para além das sugestões do jantar de degustação, chegaram também às nova carta pratos como o Hambúrguer Vegetariano (13 euros) e desenvolveu-se uma nova secção: a Carta de Pastas. Dela, sobressaem, três destaques: Fettuccine Nero com Salmão fumado e molho de limão (16 euros), Tagliatelle de lagosta e funcho (18 euros) e Penne de azeitonas e atum fresco (17 euros).

As sobremesas são também numa linha tradicional conventual, inspiradas em paladares e imagens nacionais: Sardinha doce com fruta laminada e cookie com gelado. Há também novidades como a Tarte merengada de limão e novos sabores de gelados que podem ser combinados com a familiar bolacha entregue no momento de check-in, em todos os hotéis da cadeia DoubleTree by Hilton. Todas as sobremesas têm o mesmo valor de 6,50 euros.

O Restaurante Saldanha Mar funciona no Hotel DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park. Abre diariamente para almoço das 12h00 às 15h00, e para jantar das 19h30 às 23h00.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.