Onde fica Aveiro e como chegar

O distrito de Aveiro fica situado no litoral oeste de Portugal. Limita a norte com o distrito do Porto, a leste com o distrito de Viseu, a sul com o de Coimbra e a oeste com o Oceano Atlântico.

A opção mais prática de chegar a esta bela cidade é de carro. Se preferir pode sempre ir de comboio ou de autocarro.

Como se deslocar em Aveiro

A maneira mais fácil de se deslocar em Aveiro é a pé. A cidade é relativamente pequena e assim fica a conhecer imenso, sem ter de recorrer a transportes públicos. Uma outra opção válida são as Bugas, bicicletas que podem ser requisitadas de forma grátis.

O que fazer e visitar em Aveiro

Como já referi em cima, o centro de Aveiro pode ser facilmente visitado a pé. Não deixe de visitar os locais mais carismáticos da cidade.

Jardim do Rossio

O Jardim do Rossio é um óptimo local para descansar e apreciar as belas paisagens. Com várias palmeiras e flores coloridas, o parque contorna o canal principal da cidade.

Faça um passeio de barco nos canais da cidade

Se o tempo assim o permitir faça um passeio de moliceiro pelos canais da cidade. Este passeio é sem dúvida um dos cartões postais da cidade.

Aveiro
Moliceiros créditos: Viver o Mundo

Antigamente, estes barcos eram utilizados para a apanha do moliço. Esta actividade foi desaparecendo e, actualmente, os moliceiros são usados para passear os turistas e são um óptimo meio para conhecer a Ria.

Pode comprar os bilhetes previamente pela internet, ou no próprio local. Há várias empresas com a qual pode viver esta experiência e os preços rondam os 10€ por pessoa.

Edifício da Capitania

Este edifício é a sala de visitas da cidade, num edifício remodelado a partir de uma moagem, de princípios do século XIX. O Edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro é também denominado de Casa dos Arcos e é classificado como Imóvel de Interesse Público.

Praça das Arcadas

Esta praça apresenta, como o próprio nome indica, umas belas arcadas. Aqui situam-se várias lojinhas, cafés e restaurantes e é um excelente ponto para começar a explorar a parte histórica da cidade.

Praça das Arcadas
Praça das Arcadas créditos: Viver o Mundo

Estátuas da Ponte

De frente para o edifício da Capitania situa-se uma ponte onde estão quatro estátuas. Estas estátuas representam figuras típicas da cidade, tal como o marnoto, a salineira, o fogueteiro e a parceira do ramo.

Provar oves moles

Já sente um ratinho na barriga? Está então na hora de provar os típicos ovos moles de Aveiro, uma das iguarias da gastronomia portuguesa. Em todas as pastelarias há ovos moles à venda e são fabulosos. Não deixe de experimentar.

Ponte dos Laços

Perto do Fórum de Aveiro existe uma ponte muito particular, a Ponte dos Laços. É um lugar que tem tanto de bonito como de colorido. A ponte está coberta de fitas coloridas, que podem ser deixadas por namorados que juram amor eterno ou por amigos.

Ponte dos Laços
Ponte dos Laços créditos: Viver o Mundo

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

A Fábrica Jerónimo Pereira de Campos, antiga fábrica de cerâmica, foi reabilitada e hoje dá espaço ao Centro de Congressos de Aveiro. Aqui fazem-se várias iniciativas, com uma agenda de eventos sempre bem recheada.

Estação de Comboios

Devido ao grande desenvolvimento da cidade, o comboio é um meio bastante utilizado para chegar a Aveiro. Como tal foi construída uma nova estação de comboios com mais linhas. No entanto, não deixe de visitar a velha estação de comboios. Esta está decorada com painéis de azulejo azuis que mostram cenas muito típicas de Aveiro: pescadores, Tricana, Costa Nova, entre outros.

Sé de Aveiro

A Sé de Aveiro é também conhecida por Igreja de São Domingos de Aveiro e é um dos edifícios religiosos mais emblemáticos da cidade. O sino da mesma nunca foi substituído!

Salinas

A poucos quilómetros do centro da cidade encontramos as salinas. Uma indústria muito típica nesta região e que merece uma visita.

Costa Nova

Costa Nova
Costa Nova créditos: Viver o Mundo

Uma vez em Aveiro não deixe de visitar a Costa Nova. Situada a 10 minutos de carro de Aveiro, esta localidade costeira é muito famosa pelas suas habitações coloridas e de padrão às riscas. Dê um passeio por esta zona e aproveite para comer um bom peixe fresco.

Outra sugestão, é aproveitar o bom tempo (se for o caso), e fazer praia e relaxar.

Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram

Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.