Passagem de Ano: 31 de dezembro de 2017

Fogo de artifício no coração de Londres, Inglaterra
Milhares de pessoas saem às ruas de Londres para celebrar a chegada do novo ano assistindo ao espetáculo de piroctenia nas margens do Rio Tamisa. Desde 2012, o evento cresceu de forma exponencial e atualmente só é acessível através de compra de bilhete.

Hogmanay, o fogo de artifício que ilumina o Castelo de Edimburgo, Escócia

Hogmanay, Edimburgo
Hogmanay, Edimburgo créditos: Visit Britain

Edimburgo vive uma noite especial na passagem do ano: a sua beleza histórica é envolvida por fogos de artifício e música. Pode dançar a noite toda no Concert in the Gardens, com música ao vivo, entretenimento, DJs, telas gigantes e bares ao ar livre - a principal atração deste ano será o cantor Rag'n'Bone Man. Depois das 12 badaladas, junte-se com a família e os (novos) amigos para cantar o Auld Lang Syne.

Queima dos maus espíritos com as Fireballs de Stonehaven, Aberdeenshire, Escócia

Stonehaven, Aberdeenshire, Escócia
Stonehaven, Aberdeenshire, Escócia créditos: Visit Britain

Aumente a temperatura das festividades geladas de Stonehaven (a duas horas a norte de Edimburgo), onde um desfile de bolas de fogo toma conta das ruas desta cidade de Aberdeenshire. O espetáculo magnífico é celebrado há mais de 100 anos e atrai uma grande multidão. Diz a tradição que o fogo é um ritual de limpeza, que queima os maus espíritos antes do início do Ano Novo. Vista as suas roupas mais quentes e acompanhe a marcha deslumbrante liderada por um gaiteiro e seguida por corajosos que giram bolas de fogo sobre as suas cabeças.

Chegada do Ano Novo com bruxas e feiticeiros em St. Ives, Cornwall, Inglaterra

St. Ives, Cornwall, Inglaterra
St. Ives, Cornwall, Inglaterra créditos: Visit Britain

Quem viaja até esta cidade do litoral inglês nesta época do ano pode entrar em 2018 acompanhado de duendes, bruxas, cavaleiros e até mesmo do Pai Natal. A idílica St. Ives transforma-se durante o Réveillon, quando é "assaltada" por uma festa com pessoas de roupas coloridas e fantasiadas. Milhares saem às ruas para uma noite de diversão, com bandas ao vivo no porto e restaurantes locais e pubs que oferecem as suas próprias festas temáticas. A noite de celebrações tem o seu auge com a tradicional contagem decrescente, terminando com um espetáculo de fogo de artifício que ilumina todo o porto.

Dia de Ano Novo: 1 de janeiro de 2018

New Year’s Day Parade, Londres, Inglaterra
O New Year’s Day Parade de Londres é um dos maiores desfiles de rua do mundo, com cerca de 10 mil artistas de várias partes do globo e um público nas ruas de cerca de meio milhão de pessoas. A parada começa ao meio-dia e é repleta de bandas, palhaços, acrobatas, animadoras e muito mais. Haverá ainda uma série de outras performances em lugares abertos e fechados, trazidas por representantes de cada um dos bairros de Londres.

Mergulho de Ano Novo em Saundersfoot, Pembrokeshire, País de Gales
Uma maneira bem diferente de iniciar o Ano Novo é nadar nas águas geladas de Saundersfoot, a menos de duas horas de carro de Cardiff. Vista uma fantasia, deixe uma bebida quente separada à sua espera e junte-se aos outros 1.000 nadadores nas águas geladas do mar Celta. Uma animada multidão junta-se na praia para acompanhar os corajosos, assistir aos fogos de artifício e divertir-se com o espetáculo de música no final.

Stoats LoonyDook, Edimburgo, Escócia

Rio Forth, Escócia
Rio Forth, Escócia Rio Forth, Escócia créditos: Visit Britain

Milhares de “Dookers” participam no mergulho anual,  conhecido como Stoats Loony Dook. Acontece nas águas geladas do Rio Forth, depois de um desfile pela High Street, no centro de Edimburgo, que faz parte da Dooker Parade. A tradição acontece há 30 anos e os participantes angariam dezenas de milhares de libras para instituições de caridade britânica. O público é convidado a saudar os Dookers em vários pontos de observação ao longo da rota ou na praia do rio.