Não é um processo simples, mudar o nome de um país. Pode até custar muito tempo e dinheiro, mas muitos países resolvem avançar e dar este passo. Algumas alterações são compreensíveis outras nem tanto. Veja em baixo alguns dos países que mudaram de nome e avalie por si.

Países Baixos

O governo holandês reformulou a sua imagem ao abandonar o nome Holanda. Agora, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul são apenas duas das 12 províncias deste país europeu.

A mudança de nome é supostamente parte de um esforço para se afastar da associação do país ao uso recreativo de drogas e prostituição legal, um poderoso fator de atração para estrangeiros à capital holandesa Amesterdão que fica precisamente na província da Holanda do Norte. 

Camboja

O Camboja na verdade mudou de nome várias vezes. Entre 1953 e 1970, era conhecido como o Reino do Camboja, depois, até 1975 ganhou a designação de República do Khmer. Sob o regime comunista de 1975 a 1979, foi referido como Kampuchea Democrática. Sob a autoridade de transição da ONU. de 1989 a 1993, tornou-se o Estado do Camboja. Após a restauração da monarquia em 1993, foi de novo renomeado Reino do Camboja.

Macedónia do Norte

Em 2019, a República da Macedónia (embora reconhecida como a Antiga República Jugoslava da Macedónia) tornou-se oficialmente a República da Macedónia do Norte. Em contraste com algumas mudanças de nomes de outros países, a motivação neste caso foi puramente política e trouxe alguns dissabores a um outro país — a Grécia.

A Grécia há muito contesta o uso do nome Macedónia pelo país vizinho, já que esse é também o nome de uma região geográfica grega. A disputa pelo nome contribuiu, inclusive, para um clima de instabilidade na região. A Grécia preferia que o país balcânico abandonasse de todo o uso do termo, propondo antes nomes como “República Vardar” ou “República de Skopje”.

Com vista à adesão à NATO e à UE, a Macedónia do Norte procurou melhorar as suas relações com a Grécia. Mas depois de longas negociações, levou por diante a sua decisão. Manteve o nome e os seus cidadãos permaneceram macedónios.

Tailândia

A Tailândia é um dos poucos países do Sudeste Asiático que nunca foi colonizado pelos britânicos ou franceses. Durante séculos, a região foi governada por um rei e era conhecida como Sião.

Em 1939, quando o país se transformou numa monarquia constitucional, o rei que governava na altura, mudou o nome da nação para “Prathet Thai” — forma como o nome Tailândia é pronunciado na lígua local. Significa “o país das pessoas livres”.

Reino de Essuatíni

Em abril de 2018, o rei Mswati III renomeou a Suazilândia para Reino de Essuatíni numa tentativa do país se libertar do seu passado colonial. Diz-se que o rei também estava descontente com a forma como a Suazilândia era confundida por alguns com a Suíça (Switzerland). 

Anunciado no 50º aniversário da formação do país africano, o nome Reino de Essuatíni — nome pré-colonial da nação — significa “terra dos suazis” na sua língua oficial.

Chéquia

É marketing o que parece estar por trás da mudança de nome deste país da Europa central. Em 2016, o governo checo mudou oficialmente seu nome de República Checa, para Chéquia (Czechia) juntamente com uma recomendação para promover esta versão curta em contextos internacionais, seguindo o raciocínio de que Chéquia é um nome mais fácil de promover. 

Embora a UE, a ONU e outras instituições internacionais tenham adotado o novo nome, este não é consensual nem no próprio país, talvez por alguns considerarem que é mais facilmente confundido com a Chechénia, uma das repúblicas da Federação da Rússia.

Em 2020, o primeiro-ministro checo Andrej Babis chegou a dizer em entrevista ao The Wall Street Journal que não gostou nada da alteraçao do nome.

Sri Lanka

O Sri Lanka mudou o seu nome para romper com as associações coloniais. Embora a mudança de nome oficial tenha sido feita em 1972, quando se tornou independente do domínio britânico, foi só em 2011 que o Sri Lanka conseguiu afastar oficialmente o antigo nome colonial — Ceilão — do uso corrente. No entanto, o popular rótulo “Ceylon Tea” (chá do Ceilão) permanece até hoje.

Irão

Pérsia foi o nome oficial do Irão no mundo ocidental até março de 1935. Nesse ano o governo iraniano solicitou aos países com os quais mantinha relações diplomáticas que passassem a chamar a Pérsia de "Irão”, que é o nome do país em persa. A sugestão da mudança teria partido do embaixador iraniano na Alemanha, que na altura estava sob a influência ideológica dos nazis.

Myanmar

Originalmente chamada de Birmânia, a junta militar governante em 1989, mudou o nome do país para Myanmar, um ano depois de milhares de pessoas serem mortas na repressão de uma revolta popular.

A mudança foi reconhecida pelas Nações Unidas e por países como a França e o Japão, mas não pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido.

Zimbabwe

Rodésia era um nome colonial deste país. Entre 1953 e 1963, a Rodésia do Sul juntou-se à Rodésia do Norte e Niassalândia, na Federação da Rodésia e Niassalândia.

O país alcançou reconhecimento internacional após conquistar a sua independência em abril de 1980 como República do Zimbabwe. Algum tempo depois o nome foi simplificado para, apenas, Zimbabwe.