Integrado numa rica herança cultural, o Reino da Arábia Saudita é, há séculos, o lar de alguns dos melhores calígrafos e artistas islâmicos da Arábia.

O Ministério da Cultura da Arábia Saudita celebra esta herança e lidera a transformação digital desta forma de arte especializada, lançando a primeira plataforma de e-learning do mundo de caligrafia árabe e artes decorativas islâmicas.

A plataforma, Al Khattat ("O Calígrafo"), é uma iniciativa do Ano da Caligrafia Árabe e do Programa de Qualidade de Vida, parte do projeto do reino, Vision 2030.

A plataforma será supervisionada por calígrafos de destaque do reino e do mundo árabe, promovendo intercâmbio cultural e permitindo que os principais calígrafos partilhem os seus conhecimentos através de cursos, projetos e workshops.

Al Khattat é o exemplo mais recente da dedicação do ministério à transformação cultural e digital, permitindo que colegas calígrafos e artistas de destaque explorem esta forma de arte antiga, mantendo-se seguros nas suas casas enquanto o mundo luta coletivamente contra a pandemia do coronavírus.

A plataforma oferecerá aos interessados ​​na arte de aprender caligrafia árabe a oportunidade de assistir às aulas conduzidas pelos principais profissionais do setor, fornecendo uma plataforma para os criadores culturais abordarem os seus pares internacionais.

Os participantes poderão escolher o estilo de caligrafia, além do calígrafo específico com o qual desejam aprender, optando através de uma variedade de cursos, incluindo caligrafia árabe, revestimento de ouro e fabrico de painéis. Os participantes também são convidados a estudar o design da fonte, onde aprenderão como criar fontes árabes no computador.

A plataforma Al Khattat está acessível através do site www.alkhattat.net.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.