Ao longo de um ano, um mês e uma semana, a fotógrafa Ana Abrão percorreu a Ásia, sem roteiro definido, registando pessoas, lugares e tradições.
Este olhar sobre os “Outros Mundos” que encontrou pode agora ser visitado no Museu do Oriente, numa exposição de 60 fotografias que abre ao público a 15 de outubro.
A exposição está organizada por núcleos temáticos, que destacam uma característica cultural, tribo ou minoria étnica de regiões específicas da Ásia: as práticas devocionais dos Naga Sadhus, ou sadhus nus, da Índia; um ritual xamânico da comunidade Hmong, no Vietname, ou a vida singular dos “nómadas do mar” da Ilha de Mabul, no Bornéu.
Aliando a fotografia de retratos a uma grande experiência como viajante, Ana Abrão utiliza a fotografia como ferramenta de comunicação, registando a beleza de culturas diversas e, em simultâneo, pondo em evidência questões sobre Direitos Humanos.
Formada em Psicologia e doutorada em Psicologia/Informática, Ana Abrão reduziu o seu investimento na carreira de professora universitária, depois de onze anos a lecionar, para seguir a paixão pela Fotografia, que exerce profissionalmente há cerca de treze anos.
A autora luso-brasileira já representou Portugal em concursos internacionais de fotografia, tendo recebido os mais variados prémios (21 medalhas e 61 menções honrosas) e, pontualmente, participa em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais. Atualmente é a representante da Photographic Society of America em Portugal e curadora do site de fotografia Olhares.com.
A imagem principal de “Outros Mundos. Fotografias de Ana Abrão” conquistou o 1º lugar no tema “Celebration of Humanity”, tendo sido selecionada como a melhor imagem individual entre 20 mil, pelo Travel Photographer of the Year (TPOTY - Bélgica).
O livro da fotógrafa Ana Abrão que acompanha esta exposição, intitulado “Outros Mundos. Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia”, é apresentado no Museu do Oriente no dia 23 de outubro, 18h00, pelo fotógrafo André Boto.
“Outros Mundos. Fotografia de Ana Abrão” está patente no Museu do Oriente até 30 de janeiro de 2022.
Comentários