A eDreams ODIGEO, por ocasião do 25.º aniversário da sua principal marca, a eDreams, encomendou um novo estudo de mercado que revela uma mudança significativa nas preferências dos consumidores no sentido de terem maior escolha e flexibilidade nas reservas de viagens.

O estudo mostra que a esmagadora maioria dos consumidores a nível internacional (84%) dá prioridade a ter várias opções de viagem entre as quais escolher, procurando ativamente comparar e combinar várias companhias aéreas e hotéis, em vez de se limitar à oferta de um único fornecedor. Esta tendência é ainda mais acentuada em Portugal, onde 93% dos entrevistados priorizam poder escolher entre diferentes opções de viagem.

Apenas 3% dos consumidores a nível global não considera várias companhias aéreas e hotéis antes de fazer uma reserva, uma diminuição significativa de -82% em relação aos 17% registados em 2021. Este declínio acentuado realça a importância crescente que os consumidores dão ao fator “escolha” quando planeiam viagens. Os resultados sugerem que, atualmente, os consumidores querem encontrar as opções de viagem que melhor se adaptam aos seus itinerários e orçamentos, refletindo uma forte preferência por flexibilidade e valor.

O estudo, que foi levado a cabo por uma empresa independente de estudos de mercado e envolveu 10.000 participantes a nível global, revela que esta mudança é consistente em todos os grupos demográficos, com as gerações mais velhas e mais jovens a mostrarem uma forte preferência pela escolha no momento de comprar as suas viagens.

Reservas em várias companhias aéreas aumentam, à medida que os consumidores procuram mais opções

Os viajantes estão cada vez mais focados em explorar todo o mercado global de viagens, motivados por um forte desejo de flexibilidade e de encontrar as melhores ofertas possíveis.

"Os consumidores não valorizam simplesmente a escolha – exigem-na e esperam-na. Há um século, ‘oferecer um carro de qualquer cor, desde que fosse preto’[1] podia ser suficiente, mas tal já não se verifica de todo no mundo digital e acelerado em que vivemos atualmente", declarou Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO.

Os dados da própria eDreams ODIGEO apoiam esta tendência no pós-pandemia, mostrando um aumento significativo nas reservas que combinam várias companhias aéreas dentro de um mesmo itinerário. De facto, o crescimento de +105% registado desde 2021 nas reservas que incluem voos que combinam várias companhias aéreas ilustra bem como os viajantes estão mais inclinados para otimizar as suas experiências de viagem, selecionando e integrando ofertas de vários fornecedores.

Isto indica que os consumidores estão a tomar decisões mais estratégicas e orientadas para o valor, ponderando cuidadosamente fatores como a relação custo-eficácia, a flexibilidade e a conveniência.

Em vez de optarem por companhias aéreas, hotéis ou empresas de aluguer de viaturas que lhes são familiares, dão cada vez mais prioridade à capacidade de aceder a todo o mercado e de personalizar as suas experiências de viagem para satisfazer as necessidades específicas. Esta reorientação para a personalização permite aos viajantes ajustar todos os aspetos da sua viagem, desde a seleção dos horários de voo e aeroportos de chegada mais convenientes, até à escolha de hotéis com a localização e as comodidades ideais.

O ênfase crescente na flexibilidade e nas soluções à medida marca um afastamento significativo da abordagem tradicional mais unificada, sublinhando uma tendência mais ampla numa indústria de viagens orientada para o consumidor.

"Olhando para o futuro, esta tendência só vai continuar a crescer, com os avanços da tecnologia a capacitarem ainda mais os consumidores para tomarem decisões de viagem informadas e personalizadas. Vemos isto em todos os aspetos da nossa vida, incluindo nas viagens", considerou o CEO da eDreams ODIGEO.