A Espanha "torna-se um dos primeiros países europeus capazes de emitir e reconhecer este certificado", declarou o Ministério da Saúde em nota.

Este passe, que fornecerá a prova de que o portador foi totalmente vacinado contra a COVID-19, teve um resultado negativo num teste recente ou já está imune por ter sido previamente contaminado, está disponível "para todos os cidadãos que residem em nosso país e o solicitem", explicou o comunicado.

Embora o certificado esteja "em período de testes" até entrar em vigor em toda a UE, "os certificados que forem emitidos serão válidos" a partir desta segunda-feira, explicou o Ministério.

Sem o certificado, é possível viajar dentro da UE, “mas o processo de entrada no país será mais lento e poderão ser estabelecidas medidas adicionais, como testes e quarentenas”, alertou o órgão.

O governo espanhol fez o anúncio no mesmo dia em que o país, segundo destino turístico mundial até o início da pandemia, abriu as fronteiras a todos os turistas estrangeiros imunizados por pelo menos 14 dias.

Da mesma forma, Espanha agora permite que europeus não vacinados, que já poderiam entre no país, mas apresentando um PCR negativo feito 72 horas antes, entrem com teste de antígeno.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.