A iniciativa Sons da Cidade assinala o terceiro ano da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com diversos eventos que procuram reconhecer "a riqueza do passado", mas também realçar "o presente", com uma participação "significativa" da comunidade, disse José Miguel Pereira, o presidente do Jazz ao Centro Clube (JACC), uma das entidades organizadoras.

Entre 25 de junho e 04 de julho, haverá teatro, exposições, debate, conversa, performances, leituras de poesia, concertos e visitas guiadas, informou hoje a organização, durante a apresentação do evento.

O Sons da Cidade arranca a 25 de junho, pelas 11:00, com um desfile até à Baixa de Coimbra liderado por J. Delacroix, uma personagem do ator Ricardo Kalash que se assume como um curador "da escola francesa, absolutamente pós-modernista, com uma ligeira fixação por viaturas clássicas e conservador".

Nesse mesmo dia, a personagem Delacroix inaugura às 12:15 o Museu Temporário de Memórias, num antigo armazém de fazendas da Baixa de Coimbra, onde estarão expostos até 04 de julho objetos de comerciantes, cuja história, por vezes, se cruza com a história da cidade, explanou o artista.

No museu, estarão fotografias "das milícias armadas republicanas de 1910, documentação inédita sobre o Café Santa Cruz de 1920, material fabricado no século XIX de moldagem de chapéus, jeropiga da Taberna do Romal, doçaria da [pastelaria] Briosa", chapas para partituras da loja de música Olímpio Medina, entre outros objetos.

O curador Delacroix vai fazer visitas guiadas a 25 de junho, 01 de julho e 02 de julho, mostrando não apenas "os monumentos que estão à vista, mas também o tecido urbano e humano".

Para além do espólio presente no Museu Temporário de Memórias, o espaço vai também receber uma exposição do coletivo surrealista The Cabo Mondego Section e uma participação de antigos alunos da ARCA (Escola Universitária de Artes de Coimbra) e da associação IC Zero.

O museu serve ainda para acolher um concerto de Joana Bagulho que vai tocar Carlos Paredes em cravo (26 de junho), uma oficina de teatro para crianças (27 a 29 de junho), uma performance de António Olaio (30 de junho) e um VJ-Set (01 de julho), entre outras atividades.

No primeiro dia do Sons da Cidade, haverá também a apresentação do primeiro fascículo dos Cadernos de Jazz, na Casa das Caldeiras, e uma peça de teatro dos utentes do Centro de Dia 25 de Abril do Ateneu de Coimbra, no Teatro de Bolso, no edifício da Associação Académica de Coimbra.

A 25 de junho, decorrem também vários concertos pela cidade, com o primeiro a realizar-se nas Escadas do Quebra Costas, por Songbird, às 18:00, seguindo-se o duo Lavoisier no Largo do Romal, às 21:30, e Samuel Úria, na Praça 8 de Maio, às 22:00.

Apesar de o evento ter "um caráter de celebração, tem sobretudo o objetivo de refletir" a partir de um gesto artístico sobre "a forma como a cidade vive este reconhecimento por parte da UNESCO", realçou José Miguel Pereira.

Todos os eventos são de entrada gratuita, com exceção da oficina de teatro para crianças (25 euros).

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.