Berlim
Novo museu Fotografiska
Abriu a 14 de setembro este novo espaço, filial do Fotografiska fundado em 2010 em Estocolmo e que, entretanto, está também presente em Nova Iorque e Talin. Como o nome sugere, dedica-se à fotografia e também acolherá workshops e eventos. Uma das três exposições inaugurais é Nude: 30 artistas femininas, de 20 países diferentes, “exploram as complexidades que envolvem a representação da nudez na arte e desafiam os constrangimentos históricos que lhe estão associados”.
Museu de História da Medicina ampliado
Renovado e ampliado, reabriu recentemente este museu no coração de Berlim. Além de revelar 300 anos de história da medicina (através de órgãos preservados, próteses e instrumentos médicos, por exemplo), contribuindo para a literacia em saúde, apresenta exposições temporárias como O Cérebro na Ciência e na Arte. A decorrer até ao fim de janeiro, dá a conhecer o órgão central do corpo humano na perspetiva científica, mas, com o contributo de artistas, aborda também o ego e a forma como nos relacionamos com o mundo.
Festival das Luzes
A capital alemã transforma-se numa autêntica “cidade luz” de 6 a 15 de outubro: acontece mais uma edição do festival que ilumina ícones como as Portas de Brandemburgo, muitos outros monumentos, edifícios, ruas e praças. Um dos mais conhecidos eventos do género em todo o mundo, atrai anualmente cerca de três milhões de visitantes. Para uma experiência mais especial, é possível assistir do topo da Torre de TV, com vista panorâmica de 360º, a 203 metros de altura.
Há festa no velho aeroporto
Foi o maior aeroporto da Alemanha durante alguns anos a seguir à II Guerra Mundial. Encerrado em 2008, o Tempelhof viria a dar lugar a um vasto parque público, que a população usa para andar de bicicleta e skate, fazer jogging e piqueniques. No verão recebeu espetáculos no novo auditório ao ar livre e inaugurou a Torre, com um espaço de exposições no sexto piso e terraço. Muitas outras novidades irão surgindo no futuro, mas, para já, a notícia é a comemoração dos 100 anos do aeroporto de Tempelhof com um programa cultural e de lazer de 100 horas a decorrer continuamente de 6 a 10 de outubro. Haverá desde fitness matinal a concertos e DJ sets.
Munique
Mais uma grande Oktoberfest
Já na 188ª edição, o maior festival de cerveja do mundo teve início a 16 de setembro e decorre até ao dia 3 de outubro. Num espaço de 34,5 hectares distribuem-se 17 pavilhões com cerca de 120.000 lugares sentados, além dos habituais carrosséis, roda gigante, carrinhos de choque e outras atrações do género. Não faltarão desfiles de trajes tradicionais, concertos e, claro milhões de litros de cerveja e muita comida, desde pratos clássicos a veganos. Quem diria que a festa de casamento, em 1810, do Príncipe Luís da Baviera com a Princesa Teresa da Saxónia, para a qual os cidadãos de Munique foram convidados, viria a dar origem a uma tradição com tal sucesso.
Novo espaço de cultura e diversão
É a novidade do momento em Munique: Lovecraft, um projeto temporário a funcionar num antigo espaço comercial com oito andares e uma área total de 25.000 metros quadrados, bem no centro da cidade. Cedido pelo proprietário durante cerca de dois anos, o edifício acolherá exposições, workshops, eventos, cowork, áreas para prática de desportos urbanos, por exemplo skate, e restauração. Foi inaugurado em meados de setembro com duas mostras, o resto deverá abrir, previsivelmente, ao longo do mês de outubro (antes da visita convém acompanhar os desenvolvimentos no respetivo Instagram).
Arte para todos os gostos
Nos muitos museus de Munique estão representadas quase todas as épocas e géneros artísticos. Além das exposições permanentes e outras temporárias a decorrer, para o próximo mês estão agendadas duas mostras que comprovam esta diversidade. Na Alte Pinakothek inaugura, a 27 de outubro, Venezia 500, dedicada às inovações da pintura renascentista veneziana. Já o MUCA, museu de arte urbana e contemporânea, acolherá os mais icónicos trabalhos do famoso artista britânico Damien Hirst, entre pinturas, esculturas e instalações, a partir do dia 26 de outubro.
Da justiça à moda sustentável
Nada como uma visita guiada para melhor conhecer um destino e na capital bávara a oferta é vasta e diversificada. A mais recente permite visitar o monumental edifício do Palácio da Justiça e ficar a saber mais, por exemplo, sobre o sistema nazi e os julgamentos do movimento de resistência Rosa Branca, em 1943. Já quem se interessa por moda e sustentabilidade pode aderir a uma Green Fashion Tour: na companhia de um guia experiente, visitará alguns atelieres e lojas e poderá conversar com os proprietários e designers sobre este tema tão premente.
Comentários