Cortejos e coroações reais não são coisas que aconteçam todos os dias. A multidão vai ser grande e a confusão imensa, mas a festa é única e vale a pena ir bem preparado para não perder nenhum detalhe. 

Espreite o guia em baixo e saiba onde vai decorrer o cortejo real, quais as estações de metro mais próximas, os melhores lugares para assistir ao evento e muito mais.

A cerimónia

O serviço religioso na Abadia de Westminster começará às 11h de sábado, 6 de maio de 2023 — esta é a primeira coroação de fim de semana em mais de um século. 

O rei e sua esposa viajarão em cortejo até à igreja, no "Diamond Jubilee State Coach", deixando o Palácio de Buckingham antes de descer o The Mall via Admiralty Arch, virando para passar por Whitehall e depois pelos lados leste e sul da Parliament Square até Broad Sanctuary.

Após a cerimónia, os reis farão o caminho inverso de volta ao palácio, uma viagem mais curta do que a mãe de Carlos, a falecida rainha Elizabeth II, fez após a sua coroação em 1953, quando acenou para multidões ao longo de Piccadilly, Oxford Street e Regent Street.

É necessário bilhete para assistir ao cortejo?

Não há bilhetes para quem quiser se juntar à multidão de pessoas que esperam por um vislumbre da família real, mas é melhor planear com antecedência. Há bancadas a ser montadas do lado de fora do Palácio de Buckingham e no Horse Guards Parade, perto da Abadia de Westminster, mas para conseguir um bom lugar é necessário um certo sacrifício — houve relatos em 2022 de pessoas a acampar 48 horas antes das comemorações do jubileu de platina para garantir lugar e não se espera que desta vez seja diferente.

Qual é o melhor lugar para ver o cortejo?

O Palácio de Buckingham é onde a cerimónia oficial começa e termina, e é também onde os membros da Família Real se reúnem na varanda para saudar a população e assistir ao voo em formação dos aviões da Royal Air Force. Este é portanto um dos melhores lugares para assistir à comemoração.

Outro lugar bom para ficar é ao longo do The Mall — um dos favoritos das multidões durante os eventos reais. Embora não se consiga ver muito da procissão do St James's Park, é provavelmente um dos melhores lugares para sentir a atmosfera de festa (e pode ser que haja ecrãs grandes a mostrar o cortejo e o serviço, embora isso não tenha sido ainda confirmado).

Outros lugares a ter em conta são Trafalgar Square,  Whitehall e Parliament Square, nos arredores da Abadia de Westminster.

Quais são as estações de metro mais próximas?

As estações de metro mais próximas ao longo da rota do cortejo são:

  • St James' Park (linhas District e Circle)
  • Green Park (linhas Piccadilly, Victoria e Jubilee)
  • Charing Cross (linhas Bakerloo e Northern)
  • Westminster (linhas Circle, District e Jubilee)

Vale a pena usar o autocarro?

Existem muitas paragens de autocarro perto do percurso da procissão, mas, haverá algumas mudanças nas rotas e horários dos autocarros londrinos devido ao encerramento de estradas por isso se pensa usar este meio de transporte, o melhor é  consultar o site oficial para encontrar a melhor opção consoante o seu ponto de partida e eventuais alterações.

Coronation Capsule

O London Eye criou uma “Coronation Capsule” especial, que estará aberta ao público entre 29 de abril e 8 de maio. Aqui você poderá fingir a sua própria coroação. Para esse fim, a cápsula disponibiliza adereços como uma réplica da Cadeira da Coroação e réplicas das Joias da Coroa. Os bilhetes para a cápsula custam £ 60 por pessoa e incluem uma taça de champanhe (ou refrigerante) e embarque prioritário.

Festas de Rua

A Grovesnor Square realizará uma festa gratuita no jardim, nos dias 6 e 7 de maio, com bancos de piquenique, wine bars e apresentações de música ao vivo. O Connaught Hotel também dá uma festa de rua a 7 de maio. E ao sul do rio, Battersea Power Stations tem planeado um fim de semana de atividades.

Feriados 

O governo do Reino Unido proclamou segunda-feira, 8 de maio, feriado nacional.

O Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington e a Torre de Londres estão  fechados no dia da coroação. Assim como os museus e as galerias ligadas à realeza, como a Queen’s Gallery e o Household Cavalry Museum. A única exceção é o Palácio de Hampton Court — embora o palácio esteja fechado a 6 de maio, os seus jardins permanecerão abertos.