As obras foram criadas pelo escultor ambiental britânico Jason deCaires Taylor, artista conhecido por criar habitats que promovem a restauração da fauna e flora marinha em vários países do mundo, como é o caso do México, das Maldivas, das Bahamas e de Lanzarote.
Colocados a uma profundidade que varia entre três e cinco metros, sobre o fundo arenoso do mar perto da ilha de Sainte-Marguerite, na costa francesa de Cannes, as gigantescas obras de arte são inspiradas nos rostos dos habitantes locais. Foram esculpidas a partir de materiais não tóxicos e de PH neutro, pesam cerca de dez toneladas e têm 2,5 metros de altura.
As esculturas estão posicionadas a poucos metros de distância umas das outras e destinam-se a criar um novo espaço natural para o repovoamento de formas de vida subaquáticas. Com o passar do tempo as estátuas vão ficar cobertas de algas e de toda uma gama de micro-fauna que atrairá peixes e invertebrados maiores.
Como visitar o Eco-Museu Subaquático de Cannes?
O Eco-Museu Subaquático está localizado na costa sul da Ilha Sainte-Marguerite, uma das Ilhas Lérins, perto de Cannes. A Compagnie Trans Côte d’Azur oferece, durante todo o ano, um serviço de barco a partir do Porto de Cannes para as Ilhas Lérins / Ilha Sainte-Marguerite. A viagem dura cerca de 15 minutos e custa 18 euros por pessoa ida e volta e 12 euros por criança (tarifas de 2024).
Uma vez na ilha de Sainte-Marguerite tem de caminhar até à costa sul para mergulhar.
Existe uma extensa rede de percursos pedestres no local, mas o caminho mais curto é o que atravessa o pinhal entre Fort Royal e Maison Forestière. São cerca de 1,3 km a pé até ao sitio onde o mergulho com snorkel está sinalizado.
A entrada na água recomendada é pela praia, em frente à área de natação.
As 6 esculturas monumentais estão situadas entre 80 e 150 metros da costa, a uma profundidade de 3 a 5 metros. É muito fácil localizá-los graças às boias que delimitam a área de natação.
A área do Eco-Museu Subaquático está fechada a barcos o que garante a segurança dos praticantes de snorkel e mergulho que queiram ver as obras de arte.
Quando avistar as esculturas não lhes toque para não perturbar o pequeno ecossistema que coloniza lentamente as obras de arte.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
Comentários