Espaço cultural único no Alentejo, o Museu Interativo do Megalítico de Mora é um dos mais originais e interessantes museus do país. Inaugurado em 2016,  integra a reabilitada antiga estação ferroviária de Mora, o que só por si já justificava a visita. A estação e dois novos edifícios estão interligados por um bonito corredor, protegido com placas metálicas cujas pequenas aberturas simbolizam o geometrismo das placas de xisto.

Construído de raiz, o espaço museológico de 750 metros quadrados acompanha a modelação do terreno, e integra três espaços representativos do quotidiano das populações: a Vida, a Morte e a Contemplação.

O visitante é acolhido por um filme em 3D, que apresenta a vida num povoado neolítico, e depois pode percorrer diferentes mesas interativas para aceder à informação sobre as peças expostas, algumas com mais de seis mil anos, cedidas maioritariamente pelo Museu Nacional de Arqueologia e provenientes das dezenas de escavações arqueológicas, que, no Concelho de Mora, tiveram início em 1914.

A estrutura antiga do museu, onde ficava a antiga estação ferroviária, acolhe espaços de lazer para jovens e crianças, com uma sala de internet e biblioteca, cujo acesso é livre, mais uma sala de atividades com diversos jogos interativos.

Essencial para conhecer o importante património megalítico do nosso país, uma visita ao Museu Interativo do Megalítico de Mora, é também uma experiência divertida, tanto para crianças como para adultos.  

Podem consultar mais informações no site oficial do Museu.

Não deixem de lá ir, se passarem por Mora.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram